Por Paulo Henrique Lima
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Projeto Vida Saudável promoveu, na manhã de sexta-feira, 7 de março, um café da manhã especial para as mulheres idosas participantes, no PROAFE (Programa de Atividades Físicas e Esportivas), localizado na Avenida Pará, em Gurupi. O evento foi uma oportunidade para as participantes do projeto se confraternizarem e interagirem com diversas atividades, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida.
A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Unirg e a Prefeitura Municipal de Gurupi, através da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes e do Curso de Educação Física. O projeto busca proporcionar aos idosos uma experiência transformadora, por meio de atividades físicas, esportivas e educativas, com o objetivo de promover o envelhecimento saudável e ativo.
A Secretaria de Juventude e Esportes tem desempenhado um papel fundamental no processo de envelhecimento saudável, oferecendo modalidades inclusivas para o público idoso, como caminhada, treino funcional, hidroginástica, voleibol adaptado e até aulas de informática. Além disso, o projeto inclui oficinas educativas sobre saúde, alimentação e desenvolvimento de habilidades pessoais.
Antes do café da manhã, os participantes puderam usufruir de serviços essenciais para a saúde oferecidos pelas Ligas Acadêmicas do Curso de Medicina da Unirg. A LAEM (Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabolismo) realizou aferição de pressão arterial e glicemia, enquanto a LADE (Liga de Dermatofuncional e Estética) ofereceu orientações sobre cuidados com a pele e exposição solar. Já a LAGO (Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia) promoveu uma roda de conversa sobre os cuidados com a saúde feminina na longevidade e no climatério.
O evento contou com a presença de convidadas especiais, como as idosas participantes do Projeto Vovôvôlei, do Projeto EnvelheSER e da AGAB (Associação Gurupiense de Assistência ao Bem-Estar), além de idosas que participam das atividades cognitivas no Centro Cultural Mauro Cunha e Espaço 4.0.
“Oferecer cuidado e qualidade de vida é a nossa missão. Este evento é uma forma de valorizar o trabalho e a contribuição das mulheres na sociedade. Para nós, este café da manhã é uma forma simples, mas significativa, de proporcionar acolhimento e carinho às nossas participantes”, afirmou o professor de Educação Física, Wylker Saraiva.
As participantes expressaram sua gratidão pelo carinho recebido. Maria da Conceição, uma das idosas participantes, destacou: “Ficamos extremamente felizes com a atitude de vocês em lembrar do nosso dia. Esse cuidado faz com que nos sintamos valorizadas.” Já Ana, outra aluna do projeto, agradeceu pela atenção e cuidado. “Foi muito bom, atenciosos e cheios de cuidado conosco.”
Djanira, também participante do Projeto Vida Saudável, ressaltou a importância de um espaço que respeita a idade e as necessidades das pessoas mais velhas. “No Projeto Vida Saudável, encontramos carinho, amor e respeito. Agradecemos de coração.”
O Secretário de Juventude e Esportes de Gurupi, Iron Júnior, completou: “Este é um dia de celebração e reflexão. A atividade física, aliada aos cuidados com a saúde, é uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade de vida das mulheres. Queremos incentivar todas a se cuidarem, equilibrando corpo e mente, e se sentirem mais conscientes da importância de cuidar de si mesmas.”
O Projeto Vida Saudável segue como um exemplo de iniciativa voltada para o envelhecimento ativo e saudável, proporcionando às mulheres de Gurupi não apenas atividades físicas, mas também um espaço de acolhimento e valorização.