Em solenidade bastante concorrida, realizada na tarde de terça-feira (02), no anfiteatro da UFT na cidade, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, assinou o protocolo de intenções com o Sebrae Tocantins para a realização do projeto de Estruturação do Polo Turístico da Região Sul do Tocantins.

Além de Gurupi, a iniciativa vai abranger outros municípios da região, vez que o projeto tem como objetivo principal desenvolver o potencial ecoturistico regional, através da identificação de oportunidades turísticas em cada um dos municípios envolvidos, consubstanciando ações de geração de produtos relacionados ao turismo de aventura, pesca esportiva, turismo de sol e praia, cultural, étnico, e turismo de negócios, de forma a dinamizar a economia regional e transformar a realidade local do sul do estado de Tocantins por meio do atendimento aos pequenos negócios.

“O setor de turismo é o nicho do momento e a região sul do Tocantins é rica em belezas naturais e esse convênio é fundamental para que a região seja explorada de forma que movimente a economia”, afirmou Laurez, ressaltando que o potencial turístico da região é surpreendente. “Um exemplo disso é a Ilha do Bananal, onde podem ser exploradas várias práticas turísticas no local e com certeza isso vai beneficiar toda nossa região sul. Gurupi é o portal de entrada do pantanal tocantinense”, destacou o prefeito.

Prestigiando o acontecimento, o presidente eleito do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, Pedro Ferreira, informou que a participação do setor de turismo no Produto Interno Bruto (PIB) do país em relação as outras atividades econômicas ainda é pequena. Ele lembrou que em 2013, o setor apresentou uma contribuição total de 9,2% do PIB, incluindo as atividades diretas, indiretas e induzidas do turismo, o que equivale a R$ 443,7 bilhões gerados.

“Eu diria que toda a transformação que o turismo pode proporcionar está escondida, quase que como tesouros preciosos, nos municípios brasileiros. O Tocantins, que foi brindado com paisagens naturais exuberantes, não pode deixar de identificar oportunidades de crescimento por meio do turismo”, afirmou Pedro Ferreira, que também destacou a necessidade premente de expandir as fronteiras tocantinenses por meio do turismo, envolvendo gestores municipais competentes.

“Quero agradecer ao prefeito Laurez Moreira, por ter se preocupado, também, pelo fomento do turismo em outros municípios que não estavam na proposta inicial do projeto”, disse Pedro Ferreira, enfatizando sua certeza de que o empenho e a dedicação dos envolvidos nesse projeto “vão nos levar a comemorar um resultado de excelência e o sentimento de dever cumprido, na busca de melhorias para os 14 municípios tocantinenses contemplados nesse convênio”, finalizou.

PRESENÇAS

Além do presidente eleito do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, Pedro Ferreira,solenidade de assinatura do protocolo de intenções da Prefeitura de Gurupi com o Sebrae para a realização do projeto de Estruturação do Polo Turístico da Região Sul do Tocantins, contou com a presença superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Maria Luzia Couto Aguiar, a superintende regional do Sebrae Tocantins, Márcia Rodrigues de Paula, prefeitos e vereadores da região, bem como, do Cantor Rick (da dupla Rick & Renner), secretários municipais e representantes da Fecomércio, do Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Estado do Tocantins, Sesc, Senar e de instituições financeiras oficiais.(Zacarias Martins/Secom)

Confira aqui mais fotos deste evento