Geral|

Compartilhe:

Um projeto voltado para a redução da Leishmaniose visceral em humanos, desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses de Gurupi, será um dos cases de destaque do XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece de 01 de Junho a 04, em Fortaleza – CE.

“Trata-se de uma experiência positiva, fruto de um esforço que visa a promoção da saúde e controle da Leishmaniose visceral por meio de testes rápidos em cães, encoleiramento e busca ativa por animais soltos e os resultados estão aí para que outros municípios brasileiros possam se espelhar” apontou o diretor do CCZ de Gurupi Henrique Alencar.

A secretária de Saúde de Gurupi, Suely Aguiar acompanha a equipe ao congresso e destaca a importância de incentivar ações de promoção à saúde. “Estamos apresentando um projeto de Gurupi para várias cidades do Brasil e isso é o que nos deixa orgulhosos de saber o empenho do nosso CCZ no combate e controle da Leishmaniose.

Adoção

O município de Gurupi comemora nos últimos anos, os resultados das ações do CCZ. Uma delas é a realização de eventos de entidades protetora de animais, como a Feira de Adoção da Associação Vitória dos Bichos. As feiras têm surtido um efeito muito positivo junto à comunidade, além do mais, as famílias adotam animais saudáveis, vacinados e de diferentes portes que fazem a alegria da casa.

Castração

O Centro de Controle de Zoonoses realizou centenas de castrações entre cães e gatos pertencentes a pessoas que não tinham condições financeiras de pagar esse tipo de cirurgia. A esterilização de animais domésticos se constitui numa das ações para o controle populacional de animais que vivem soltos nas ruas, a maioria abandonada pelos donos.

Texto: Antonio Rodrigues

Fotos: Lino Vargas

Comments are closed.

Close Search Window