Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Gurupi preparou atividades de recuperação e sustentação dos meios de produção da água, além da conscientização da preservação da natureza. As comemorações iniciam-se no dia 21 de março, terça-feira, com Mobilização, Orientação e Manutenção no Córrego Mutuca e terminam no dia 22, quando a será lançado o projeto de sustentabilidade da água, na Escola Municipal Ilsa Borges, na Vila Íris (Setor Malvinas).

Reaproveitamento

“A água é um bem precioso e recuperável para uso diverso. Pensando assim, implantamos um sistema de coleta da água proveniente dos aparelhos de ar condicionado da escola e vamos aproveitá-la para irrigar a horta e o jardim, provando que com ações simples e baratas, podemos contribuir muito para a preservação desta riqueza que é a nossa água”, explica o diretor de Meio Ambiente de Gurupi, Jonas Barros.

Caminhada Ecológica

Da Caminhada Ecológica vão participar diversos segmentos organizados da sociedade, estudantes das redes municipal, estadual e federal, todas as secretarias municipais, vereadores e técnicos ambientais, além de representantes do Projeto Cooperar, OAB, entre outros.

De acordo com o prefeito Laurez Moreira, Gurupi é um município privilegiado em recursos hídricos, “temos cinco córregos que cortam nossa cidade, fornecendo vida e para preservá-los, criamos leis municipais de proteção às suas nascentes e criamos as unidades de conservação ambiental”, informa o prefeito de Gurupi.

Notificação

A Caminhada Ecológica será acompanhada por técnicos ambientais e fiscais da Coordenação de Posturas da Prefeitura de Gurupi e da Odebrecht Ambiental que estarão identificando a origem do lançamento de dejetos no Córrego Mutuca.

“Os responsáveis vão receber notificação, para que num prazo determinado, possam sanar os problemas de lançamento de esgotos em locais indevidos” – informa Jonas, enfatizando que o não cumprimento das determinações implica na aplicação de sanções na forma da lei. “Queremos fazer do infrator um parceiro, pois, os recursos naturais são de toda a sociedade e vital para nós”. Conclui Jonas Barros.

Dia 21/03/2017 – terça-feira

Mobilização, Orientação e Manutenção no Córrego Mutuca

Tema: Educação Sócio Ambiental

Local: Córrego Mutuca ( saída da avenida Pará com a avenida beira rio )