Gabinete|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participou na noite desta quarta-feira, 19, de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal para debater sobre segurança nas escolas. Na ocasião, participaram representantes das forças de segurança, do poder judiciário, de instituições de ensino, e da sociedade civil organizada para discutirem medidas a serem adotadas no município.

Na oportunidade a Prefeita enalteceu o espaço de debate e destacou ações adotadas em parceria para reforçar a segurança nas escolas. “Estamos todos de mãos dadas para encontrarmos as soluções e já estamos realizando ações que promovam maior segurança, como por exemplo, nas escolas municipais, temos agora guarda armada para reforçar a segurança. A polícia já está fazendo um monitoramento de tudo que está acontecendo em Gurupi e juntos vamos combater a desinformação que tem gerado muita insegurança, e agir na prática para levarmos mais sensação de segurança para as escolas”, disse.

Autor da proposta para a realização da audiência, o vereador André Caixeta explicou que as sugestões colhidas na audiência serão encaminhadas para o Conselho Gestor que foi criado para deliberar sobre o assunto. “Convidamos entes federativos e a população gurupiense, colhemos bons frutos dessa audiência, que serão apresentados ao conselho gestor criado para debater o tema e trabalhar a nossa realidade de Gurupi com medidas de curto, médio e longo prazo, dando segurança para nossas crianças e profissionais da educação e tranquilidade aos pais”, relatou.

O delegado regional da Polícia Civil, Joadelson Albuquerque, afirmou que o tema tem afligido a sociedade e que encontrar soluções em parceria entre os órgãos e instituições é fundamental. “Estamos discutindo ações estratégias de ações, como vamos lidar no dia a dia com esse clima de tensão que estamos vivenciando. A Polícia Civil está atenta a todas essas demandas, fazendo acompanhamento em tempo real das redes sociais através do nosso setor de inteligência, registrando os boletins de ocorrência e informando o ministério da justiça que também está atento a essa situação”, enfatizou.

Durante a audiência foram ouvidos os representantes das forças de segurança, dos poderes executivo e legislativo, dos representantes das instituições de ensino e do sindicato dos trabalhadores em educação no Estado do Tocantins (Sintet), que apresentaram demandas e sugestões. As informações recolhidas serão encaminhadas ao Comitê Gestor que vai se reunir nesta quinta-feira, 20, para aprofundar as discussões sobre a formatação do protocolo de ações do município de Gurupi.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi