Destaque, Gabinete, Geral|

Por Fabíola Sélis – Secom
Fotos: Lino Vargas – Secom

A comunidade da região do setor Medeiros aproveitou mais uma edição do projeto Prefeitura nos Bairros, que aconteceu na Escola Municipal Professor Valnir Soares. Foi uma oportunidade para que o aposentado Jucelino Alves, de 72 anos, participasse pela primeira vez do projeto. “Eu gostei muito, achei que não ia ter muita coisa para mim e gostei do joguinho. Me deu vontade de conhecer mais”, disse.

O aposentado foi um dos primeiros participantes das atividades com os idosos. O diretor de cidadania do município, Wylker Saraiva, conta que as atividades cognitivas passaram a fazer parte dos atendimentos no projeto, no intuito de alcançar mais idosos e apresentar os serviços desenvolvidos pela prefeitura para esse público. “Essa atividade cognitiva com os idosos, vem para diminuir os efeitos de doenças como Alzheimer e Parkinson, estimulando a memória, a atenção e a capacidade cognitiva dos idosos. Essa ação tem objetivo de mostrar o que já fazemos no projeto “Envelheser”, realizado pela prefeitura, lá no Centro Cultural Mauro Cunha”, ressaltou.

O projeto também foi oportunidade para o aposentado Héber Costa, para deixar o visual diferente. Ele ficou sabendo que nesse domingo, teria corte de cabelo, de graça. “Eu já estava precisando cortar o cabelo e ainda bem que deu certinho com essa ação. Eu aproveitei que é de graça e consegui uma vaga, para sair daqui arrumadinho”, disse.

Além disso, quem foi até a escola, também encontrou atendimentos de saúde, coordenados pela secretaria municipal de saúde, em parceria com a Unirg, por meio dos estudantes de medicina. Louise Xavier Macedo, já cursa medicina há 3 anos, e conta que gosta de participar de ações com a comunidade para ganhar experiência. “Basicamente, nos períodos iniciais, o acadêmico fica só mais dentro de sala de aula. E com esse projeto é uma oportunidade para todos. É aqui no contato real com a comunidade, que conseguimos ganhar experiência e praticar a medicina. Eu que faço parte da LAOTO (Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia) fico feliz de levar informações e fazer esses atendimentos”, comentou.

O projeto levou ainda atendimentos na área da assistência social, esporte, lazer, cultura e também cuidado com cães e gatos. Com a unidade do castramóvel e ainda realização de exames, vacinas e até troca de coleiras repelentes. Foi o caso da Jaqueline Máximo, que garantiu o cuidado da cadelinha “maiara”. “A ação próxima da minha casa, ajuda bastante. A semana é muito corrida, com filhos na escola e com a rotina diária puxada, é difícil conseguir fazer isso. Eu aproveitei que a ação foi no fim de semana, facilitou bastante”, disse.

Prefeitura nos Bairros

O projeto realizado desde 2022, é uma oportunidade de encurtar o caminho da comunidade até os serviços públicos oferecidos pela gestão municipal, como: consultas médicas, vacinas, aferição de pressão, castração de animais e testes de calazar, pesagem do Bolsa Família, atendimentos do Cadastro Único e do Cartão Acolhe Gurupi, corte de cabelo, depilação e designer de sobrancelhas, pinturas faciais e atividades lúdicas para crianças e atendimentos das Secretarias de Planejamento e Finanças, de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, de Desenvolvimento Urbano e da Agência Gurupiense de Regulação e Fiscalização (AGRF).

Para a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o projeto tem um foco: atender a comunidade. “Esse é o nosso objetivo central, aproximar a prefeitura da comunidade, com vários serviços. Para todos conhecerem tudo que fazemos, é um momento também para fazer uma prestação de contas, além de oportunizar um acesso facilitado para a comunidade participar dos nossos programas. Esse é o momento também de atender a comunidade, com o gabinete itinerante, já que com essa escuta ativa da comunidade, estou colhendo novas sugestões, novas demandas, porque o nosso objetivo é trazer felicidade para nossa gente”, disse.

O projeto Prefeitura nos Bairros é realizado pela Prefeitura de Gurupi em parceira com a Câmara Municipal, a Unirg e Associações de Moradores dos Bairros. O intuito do programa é facilitar o acesso da população às informações e benefícios disponíveis, além de promover interação direta entre a Prefeitura e a comunidade.