Destaque, Saúde|

Josy Donato – Ascom Semus Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), finalizou com sucesso mais uma etapa do Projeto Vem Ver Gurupi neste domingo, 19 de maio. Durante a semana de atendimentos, foram realizados mais de 850 consultas e exames, e 655 pessoas passaram por cirurgias de pterígio ou catarata. Uma iniciativa que transformou a vida de muitos gurupienses, proporcionando-lhes a oportunidade de enxergar o mundo com mais clareza.

A ação aconteceu no Centro de Especialidades Odontógicas de Gururpi (CE0)  e teve inicio na última segunda-feira, 13. A secretária de Saúde, Luana Nunes, destacou o sentimento de dever cumprido “Estamos extremamente satisfeitos com os resultados dessa etapa do Projeto Vem Ver Gurupi. A possibilidade de melhorar a visão de tantas pessoas em nossa cidade é uma realização imensa. A saúde ocular é essencial para a qualidade de vida, e saber que estamos contribuindo para isso é um grande motivo de orgulho para toda a equipe da Semus”, afirmou.

Foto: Lino Vargas/ Secom Gurupi

Para que o projeto fosse executado com sucesso, foram mobilizados cerca de 100 profissionais, incluindo servidores da Semus, estagiários da UnirG e Uniplan, e a equipe de médicos oftalmologistas do instituto Idesp, empresa contratada para executar o projeto.

A coordenadora da Central de Controle e Regulação, Aniele Soares, emocionada com o resultado, ressaltou o esforço coletivo que tornou possível alcançar essas metas. “Foi um trabalho árduo, mas extremamente gratificante. Ver a alegria e a emoção dos pacientes após as cirurgias é indescritível. Todos trabalharam incansavelmente para oferecer o melhor atendimento possível”, destacou.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

O médico oftalmologista do Idesp, Lucas Oliveira, enfatizou a importância do projeto para os pacientes. ” Tivemos vários casos de pessoas que tinham cegueira bilateral, pudemos fazer cirurgia, pelo menos em um dos olhos, restabelecendo a visão de um dos olhos deles. E isso traz pra mim uma enorme satisfação. Eu me sinto realizado como profissional e honrado em fazer parte desse projeto, a Prefeitura está de parabéns pela grandiosidade dessa ação”.

A prefeita Josi Nunes também expressou seu contentamento com os resultados alcançados. “O Projeto Vem Ver Gurupi é uma demonstração do nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população. Ver a alegria dos pacientes ao recuperarem a visão é uma sensação indescritível. Vamos continuar trabalhando para que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas por iniciativas como essa”, declarou.

Pacientes

Aos 100 anos de idade, José Alves, passou pela cirurgia de catarata. Foto: Josy Donato/ Ascom Semus

O aposentado José Alves de Santana de 100 anos de idade, passou por uma cirurgia de catarata e contou que estava ansioso, pois disse que após a recuperação poderá voltar a andar a cavalo com mais segurança. “Estou muito satisfeito e agora com fé em Deus vou enxergar melhor”.

“Essa cirurgia para mim foi um presente que veio na hora certa, pois há três anos estava correndo atrás de fazer essa cirurgia e agora deu certo. Um presente não só para mim, mas pra quem precisava aqui em Gurupi”, disse a aposentada Maria Mercês Silva.

Ao retornar ao CEO para a avaliação pós-operatório, a  aposentada Maria Coelho da Silva, 78 anos, agradeceu a Prefeita pelo projeto. “Eu tinha um sonho de poder enxergar melhor e hoje já estou com minha vista mais clara, quero agradecer a Prefeita da nossa cidade, pois fazia tempo que eu precisava dessa cirurgia e não tinha condição de fazer”, afirmou.

Continuidade

O Projeto Vem Ver Gurupi continuará as atividades no mês de junho, com data ainda a definir, mantendo o compromisso de zerar a fila de espera por cirurgias oftalmológicas no município.