Destaque, Educação|

Por Gabryella Ferreira – Ascom Semeg

A seletiva regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETS 2024) foi positiva para a rede municipal de ensino de Gurupi, que passa para a próxima fase com 30 atletas classificados em 04 modalidades, sendo: voleibol, atletismo, futsal e badminton.

A equipe de voleibol feminino da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, conquistou um feito inédito, na competição se consagraram bicampeãs na modalidade. Segundo o treinador do time, Pablo Narcizo Coelho, a conquista deixou todos muito entusiasmados. “Foi um jogo muito difícil contra o time de Palmeirópolis, mas conseguimos sair com a vitória na segunda partida. Uma conquista que deixou todos com vontade de seguir firma na próxima etapa. O esporte tem sua importância destacada dentro da aprendizagem, além do poder significativo na formação de caráter e cidadania”, disse.

A fase regional reuniu 1.200 competidores de 57 escolas da região sul do estado, de 13 a 16 de maio, no Ginásio Idanizete de Paula, em Gurupi. Foram cinco dias de muita determinação e vontade de ganhar em todos os locais de jogos. Agora o pensamento é só um: fazer bonito na fase estadual, que está prevista para acontecer em junho, na Capital.

Para o secretário municipal da educação, João Paulo Lima, participar do evento é “uma oportunidade de ouro para nossos alunos mostrarem seus talentos e habilidades esportivas. É um orgulho ver tantos jovens se destacando, levando o nome de suas escolas e também da nossa cidade, com tanto entusiasmo e determinação. Estamos comprometidos em oferecer todo o suporte necessário, para que os alunos/atletas continuem se desenvolvendo tanto no esporte com o em outras áreas”, disse.

Destaques e Participações

Na fase regional participaram atletas das escolas: Lenival Correia, Gilberto Rezende, Dr. Ulisses Guimarães, Antônio Almeida Veras e a escola de tempo integral rural Benevenuto Alves Moreira.

Mas em junho, na Capital, participam da fase estadual:

A equipe de Voleibol feminino da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, que conquistou o bicampeonato.

A equipe de Futsal masculino 12/14 anos da Escola Municipal de Tempo Integral Rural Benevenuto Alves Moreira.

A equipe de Badminton da Escola Municipal Lenival Correira Ferreira

E no atletismo contamos com 03 atletas da Escola Municipal de Tempo Integral Rural Benevenuto Alves Moreira:

Leidiane Barreira da Costa (campeã nos 150 metros (12/14 anos) e Luzimara Ferreira da Costa (Campeã nos 150 metros (15/16 anos).

E o atleta Júlio César Pereira da Silva (campeão nos 800 metros (12/14 anos) da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras.

Reconhecimento e Incentivo

Para a supervisora de educação física da Secretaria Municipal da Educação, Vanessa Lopes Oliveira Azevedo, a competição esportiva vai além do desempenho em quadra. “É um evento que promove valores essenciais como disciplina, trabalho em equipe e superação. Ver a dedicação e o esforço dos nossos alunos é inspirador e nos motiva a continuar investindo na educação e no esporte em nossa cidade. Nós tivemos ótimos resultados esse ano e muitos estão relacionados com o Projeto Estarte, que proporcionou o treinamento esportivo com os professores de educação física aos alunos da nossa rede”, pontuou.

Valorização

Mesmo sem conseguir ir para a próxima fase, outras equipes também recebem destaque pela participação e conquista de resultados, que ainda não tinham sido realizados nos JETS. Por isso, destacamos a dupla Maria Cara e Nádila, do vôlei de praia da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, que ficou em segundo lugar. Ainda no atletismo, o destaque vai para os atletas da Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto Alves Moreira: Emanuela Araújo dos Santos (vice-campeã no salto em distância (15/17 anos) e João Paulo Rodrigues de Farias (terceiro lugar nos 200 metros). João Pedro Rodrigues Galvão, da Escola Municipal Gilberto Rezende, que ficou em segundo lugar no salto em distância. Ainda Diego Gomes da Silva, da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, que ficou em terceiro lugar no lançamento de dardo (12/14 anos) e Joroastro da Escola Municipal Lenival Correia que conquistou o terceiro lugar nos 100 metros.