Destaque, Educação|

Por Gabryella Ferreira – Ascom Semeg

A Escola Municipal Odair Lúcio começou a ofertar ensino em tempo integral nesta quarta-feira, 22 de maio, para atender as demandas dos pais e melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem.

Na última terça-feira, 21 de maio, a equipe diretiva escolar juntamente com o secretário de educação, João Paulo Lima e sua equipe pedagógica reuniram com pais e responsáveis para apresentarem o funcionamento da instituição em tempo integral, e também esclareceram dúvidas.

Reunião informativa sobre o sistema integral de ensino. Foto: Ascom Semeg

Na oportunidade, o secretário falou da iniciativa como uma resposta direta às demandas da comunidade escolar, destacou os benefícios do ensino em tempo integral, e ressaltou que esta mudança reflete um esforço contínuo da Secretaria Municipal de Educação de Gurupi (Semeg) e da Prefeitura de Gurupi em melhorar a qualidade da educação oferecida no município.

Funcionamento e Objetivos do Tempo Integral

O horário de funcionamento para os alunos em tempo integral será das 7h às 17h. É crucial que os alunos cheguem pontualmente, pois seguirão uma rotina estruturada, essencial para o bom andamento das atividades diárias. Este novo regime está disponível para as turmas do Maternal I ao quinto ano.

A Diretora, Carla Martins, destacou a importância da implementação do tempo integral na escola: “O tempo integral veio colaborar significativamente com o aumento do currículo dos alunos, permitindo trabalhármos com componentes diversificados que enriquecem a experiência educacional. Esta abordagem contribui para que a permanência dos alunos na escola possibilite um melhor acompanhamento pedagógico e um desenvolvimento mais holístico”, afirmou.

Ela acrescentou que haverá momentos específicos dedicados ao acompanhamento pedagógico, uma atividade que, embora não seja uma disciplina formal será cuidadosamente desenvolvida para garantir o bem-estar e o aprendizado dos alunos. “Estamos empenhados em criar um ambiente onde cada aluno possa prosperar, não apenas academicamente, mas também emocional e socialmente. O tempo integral nos permite oferecer um suporte mais abrangente e personalizado, essencial para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes.”

Carla Martins concluiu ressaltando o compromisso da escola com a qualidade da educação: “Tudo é feito em prol do bem-estar e do aprendizado dos nossos alunos. Acreditamos que com este novo formato poderemos proporcionar uma educação mais completa e eficaz, atendendo às necessidades de cada criança e preparando-os melhor para os desafios futuros.”

Atividades Complementares e Acompanhamento Pedagógico

Para os alunos  do 6° ao 8° ano a escola continua com a jornada ampliada, contudo, no contraturno, esses estudantes participam do projeto Estarte, que oferece atividades complementares, como jogos e reforço escolar, promovendo um ambiente educacional mais completo e enriquecedor.

A mudança para o ensino em tempo integral visa proporcionar um ambiente mais acolhedor e produtivo, onde os alunos possam desenvolver suas habilidades acadêmicas e sociais de maneira mais eficaz e integrada. Com esta nova estrutura a Escola Municipal Odair Lúcio espera promover um desenvolvimento educacional mais robusto, atendendo às necessidades e expectativas da comunidade escolar.