Destaque, Educação|

Por Gabryella Ferreira – Ascom Semeg

Na última sexta-feira, 24, teve início o “1° Encontro Formativo Presencial para Coordenadores Pedagógicos e Professores de 1° e 2º ano” de todas as escolas municipais, realizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O evento acontece no Bloco C do Campus II da UnirG e está programado para encerrar nesta quarta-feira, 29.

Foto: Ascom Semeg

Durante esses quatro dias, os participantes têm acesso a uma carga horária total de 16 horas. O objetivo do encontro é proporcionar oportunidade de aprimoramento profissional aos educadores, alinhada ao Eixo 2 (Formação) do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O foco principal é garantir que a alfabetização ocorra no tempo adequado, especialmente nos primeiros e segundos anos escolares, criando um ambiente de aprendizado estimulante.

O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, destaca que a formação continuada dos educadores é essencial para promover uma educação de qualidade. “Essa iniciativa reforça nosso compromisso com o desenvolvimento profissional dos docentes, buscando sempre alcançar bons resultados e proporcionar uma experiência educacional enriquecedora para nossos alunos”, disse. Destacou também a relevância do programa CNCA no contexto educacional atual, ressaltando seu papel na melhoria dos índices de alfabetização e no fortalecimento das práticas pedagógicas nas escolas.

Foto: Ascom Semeg

Neuzelly Alves de Sousa Oliveira, assessora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Articuladora de Gestão e Formação do CNCA e Alfabetiza mais Tocantins, ressalta o compromisso com a excelência do ensino. “Estamos engajados em quatro dias de formação intensiva, focada nos 1º e 2º anos, como parte do Programa Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada. Nesse espaço, reunimos nossos professores para explorar textos e informações cruciais sobre alfabetização”, destaca. Ressalta ainda a importância de estabelecer um ambiente de aprendizagem provocativo e acolhedor, primando pelo desenvolvimento integral dos alunos em todas as esferas educacionais.