Desenv. Econômico, Educação, Meio Ambiente|

Por Gabryella Ferreira – Ascom Semeg

Nesta terça-feira, 28, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma oficina de pintura na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa. A atividade, que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, teve como objetivo promover a conscientização ambiental entre os alunos do 5º ano.

A oficina de pintura começou às 08h30 e envolveu os alunos em uma atividade prática e educativa. Durante o evento, os alunos foram avaliados por suas obras, e os melhores trabalhos foram premiados com tablets. Em 1º lugar ficou a aluna Giselly Gomes da Silva, em 2º o Pietro Lacerda de Abreu e em 3º, Jorge Renato Souza Xavier.

A prefeita Josi Nunes esteve presente e destacou a importância da atividade. “Olha o tanto de jogos e brincadeiras que vocês podem fazer e fizeram de coisas que poderiam ser jogadas fora. É maravilhoso ver como vocês transformaram esses materiais em algo tão criativo e útil”, comentou.

Gersimaria Lopes Fernandes, responsável pela educação ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, também ressaltou a importância das parcerias e do engajamento da comunidade escolar. “É muito lindo ver as crianças engajadas com essas ações, e mostrar que não é só na Semana do Meio Ambiente, mas algo que deve ser feito o ano inteiro. Temos exemplos de catástrofes ambientais que nos mostram a urgência de trabalhar a favor do meio ambiente, com ações que podem nos ajudar a preservar, restaurar e causar empatia em todos, especialmente nas crianças. É maravilhoso ver as crianças chegarem em casa e contarem para os pais o que fizeram aqui. O melhor de tudo é o brilho nos olhos delas. Se pudéssemos, daríamos presentes para todos, porque é muito lindo vê-los numa competição, todos realmente engajados e fazendo um bom trabalho, junto com a professora e o pessoal da escola. A Secretaria do Meio Ambiente agradece a parceria da SEMEG e de todos que estiveram engajados junto conosco nessa causa”, disse.

Criatividade dos Alunos

A professora de artes e educação ambiental, Tainara Ferreira de Oliveira, explicou a origem e o objetivo do concurso de arte reciclável. “O concurso de arte reciclável nasceu com a intenção de que os alunos pegassem materiais recicláveis e os transformassem em algum tipo de arte, seja brinquedos, decorações para casa ou instrumentos musicais, usando materiais do dia a dia. O objetivo do projeto era que os alunos retirassem esses materiais da natureza, materiais que prejudicam o meio ambiente, ajudando a reduzir a poluição e a degradação ambiental. Transformar esses materiais em arte possibilitou que eles fossem reutilizados de maneira criativa e útil no dia a dia, como brinquedos, instrumentos musicais, decorações para casa, entre outras opções. Os alunos abraçaram o projeto com entusiasmo e amaram a experiência, pois foi uma forma de exercitar a imaginação e a criatividade deles com diversos materiais, resultando em obras de arte únicas e significativas”, afirmou.