Destaque, Educação|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Dando continuidade às atividades da formação continuada do programa “Emoções em Ação”, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg), deu início nesta quarta-feira, 05, ao 4º módulo da capacitação. Nesta etapa, o tema abordado é “Estratégias Colaborativas para uma Avaliação Eficaz”. As atividades seguem até esta quinta-feira, 06.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O 4º módulo é voltado para diretores, coordenadores, orientadores, professores do 1° ao 9° ano, além de alunos do ensino fundamental e do EJA. As atividades incluem uma série de ferramentas como palestras, dinâmicas de grupo e atividades práticas, realizadas no Centro Cultural Mauro Cunha e nas Escolas Municipais Dr. Ulisses Guimarães, Profª Ilsa Borges Vieira e Odair Lúcio.

A formação é ministrada pela empresa Recriar Vida, sediada no Tocantins e que desenvolve projetos educativos em todo o país. O empreendedor social Ricardo Ribeirinha, CEO da empresa, está ministrando palestras para os alunos com o tema: “Fortalecimento Socioemocional, uma Ferramenta de Transformação”.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Uma das palestrantes para os profissionais da educação, a psicóloga CRP-23/743, doutora em psicologia clínica e cultura pela UNB, Hareli Cecchin, destacou a importância das ferramentas utilizadas na formação. “Estamos trazendo ferramentas práticas e levando os professores e gestores a refletirem sobre as atividades que eles realizam e os trabalhos que conduzem. Utilizamos palestras, dinâmicas em grupos e já trabalhamos diversos aspectos como a inclusão, habilidades socioemocionais, ferramentas de lideranças e agora estamos trabalhando com avaliações externas e como o município pode se organizar para ter um melhor desempenho nessas avaliações. Nosso intuito é trazer reflexão aos profissionais da educação sobre sua atuação e traçar um plano de ação para ter um melhor desempenho no SAEB”, explicou Cecchin.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, enfatizou a visão da atual gestão sobre a educação. “A prefeita Josi Nunes tem tido uma preocupação constante em ter um olhar diferenciado para a educação, focando na valorização e formação dos profissionais. Isso é essencial para cuidarmos melhor do ser humano e, consequentemente, melhorarmos os índices da educação de Gurupi”, disse.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A professora do 1º ano da Escola Municipal Valnir de Souza Soares, Shirlley Messias de Macedo, também expressou seu entusiasmo em participar da formação. “Isso é muito importante. Estamos absorvendo muitas novidades e conhecimentos que vão contribuir muito para o nosso trabalho no dia a dia em sala de aula e para o relacionamento com a equipe escolar”, comentou.