Destaque, Educação|

Por Gabryella Ferreira – Ascom Semeg

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg), está promovendo o 3º Encontro Formativo Presencial de Educação Infantil, dentro da Formação Continuada para Professores de Educação Infantil (FOREI/NORTE/TO/LEEI-2024). O evento, que acontece no Auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha, nos períodos da manhã e da tarde, visa aprofundar o conhecimento e aprimorar as práticas pedagógicas dos educadores, com foco no tema “Ser criança na Educação Infantil: infância, linguagem, práticas e interações”.

Foto: Ascom Semeg

O objetivo do encontro é oferecer aos professores de Educação Infantil (Pré I e Pré II) uma oportunidade de se envolverem em discussões e atividades que promovam uma melhor compreensão do desenvolvimento infantil e das práticas educacionais adequadas. Os educadores do período matutino participarão no vespertino e vice-versa, assegurando uma carga horária individual de oito horas para cada professor ao longo dos dois dias.

O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, enfatizou a importância da formação continuada para a qualidade da educação infantil. “Este encontro é crucial para garantir que nossos educadores estejam sempre atualizados e preparados para enfrentar os desafios da educação infantil. A formação continuada é uma ferramenta essencial para promover a excelência na educação, e estamos comprometidos em proporcionar as melhores oportunidades de aprendizado para nossos professores e alunos”, disse.

Foto: Ascom Semeg

A coordenadora Pedagógica e Formadora, Joana D’Arc, destacou o impacto do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil: “Com este programa, buscamos envolver as crianças no mundo da escrita de várias formas, como contação de histórias, trava-línguas e parlendas. Queremos ampliar os saberes das crianças e oferecer metodologias diferenciadas para que as professoras possam aplicá-las em sala de aula, incentivando o desenvolvimento da oralidade e da escrita, mesmo que ainda não seja de forma convencional. O contato com livros e a observação da escrita em seu cotidiano são fundamentais para a alfabetização”, explicou.

A coordenadora da Escola Municipal Doutor Ulisses Guimarães, Márcia Vargas Soares, refletiu sobre a importância da troca de experiências. “Através dessa formação, nós, professores e coordenadores, adquirimos novos conhecimentos e dialogamos entre nós, o que enriquece o aprendizado de cada um de nós”, comentou.

A professora da Escola Municipal Joel Ferreira, Samela Rute, complementou. “A formação oferece uma oportunidade para adquirir conhecimentos e trocar experiências, colaborando para o nosso crescimento profissional”, contou.

Já a professora do Instituto Evangélico Educacional Os Pequeninos de Jesus, Alessandra Pinto de Souza, reforçou a importância da prática lúdica. “Essas formações ajudam a aprimorar e desenvolver nossas habilidades para ensinar na prática. Trabalhar com ludicidade e brincar com as crianças traz alegria e eficácia ao processo educativo”, afirmou.