Destaque, Saúde|

Josy Donato- Ascom Secretaria de Saúde de Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início a mais uma etapa do projeto Vem Ver Gurupi neste domingo, 23. Os atendimentos ocorrerão no Centro de Especialidades Odontológicas de Gurupi, até sábado, 29, com início às 7h, para os pacientes agendados pela central de regulação.

Nesta etapa, as cirurgias serão realizadas apenas para os pacientes que já possuíam encaminhamento e foram contatados previamente pela Secretaria de Saúde para agendamento.  A previsão é atender 700 pacientes, sendo 600 de Gurupi e 100 dos 17 municípios da Ilha do Bananal que são referenciados em Gurupi.

“Estamos seguindo a fila de espera do SUS para zerar o quanto antes essa fila no município. As pessoas não precisam se preocupar, pois este projeto será contínuo, com previsão de ser realizado mensalmente, para que todos que precisam sejam atendidos”, afirmou a Secretária de Saúde, Luana Nunes.

Aqueles que fizeram cirurgia em um olho na etapa anterior e precisam realizar a cirurgia no outro olho serão atendidos em agosto. Esses pacientes serão contatados pela equipe de saúde.

Aniele Soares, coordenadora da Central de Controle e Regulação, enfatizou a importância de seguir os trâmites necessários: “Quem precisa de cirurgia, mas ainda não tem encaminhamento, deve procurar seu posto de saúde para agendar uma consulta. O médico fará o encaminhamento para um oftalmologista e, seguindo todos os trâmites da regulação, esse paciente será atendido em uma das próximas etapas.”

O projeto Vem Ver Gurupi é uma iniciativa que visa reduzir a fila de espera por cirurgias oftalmológicas no município, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a um atendimento de qualidade e possam melhorar sua visão e, consequentemente, sua qualidade de vida. Na última etapa, realizada no mês de maio, foram realizadas 655 cirurgias de pterígio ou catarata.