Destaque, Educação|

Por Gabryella Ferreira – Ascom Semeg

Nesta quinta-feira, 20, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg), em parceria com a Polícia Militar, realizou a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), com a participação de 522 alunos de 11 escolas municipais. O evento celebrou o término de um curso que tem como objetivo principal educar e proteger as crianças contra a violência e uso de drogas.

As unidades escolares da rede municipal participantes do Proerd incluem a Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão; Escola Municipal Antônio de Almeida Veras; Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa; Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim; Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães; Escola Municipal de Tempo Integral Elizeu de Carvalho; Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho; Escola Municipal Lenival Correia Ferreira; Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota; Escola Municipal Profª. Ilsa Borges Vieira; e Escola Municipal Vila Nova.

O Proerd, que atua no Tocantins desde 2002, é um programa que auxilia nas escolas com questões de disciplina, bom comportamento e prevenção aos perigos das drogas e da violência. Durante quatro meses, policiais militares voluntários capacitados pedagogicamente ministram aulas semanais para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, mostrando como se manter longe de más companhias, evitar a violência e resistir às pressões para o uso de drogas.

Durante a cerimônia, a prefeita Josi Nunes destacou a importância do programa. “O Proerd é fundamental para a formação das nossas crianças. Ele não só educa sobre os perigos das drogas, mas também reforça valores de cidadania e respeito. É emocionante ver nossos alunos tão engajados e conscientes sobre a importância de dizer não às drogas”, comentou.

Foto: Gabriel Chagas – Secom Gurupi

O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, também ressaltou o impacto positivo do Proerd. “Essa formação é um investimento no futuro de Gurupi. Ao proporcionar essa educação preventiva, estamos garantindo que nossas crianças cresçam em um ambiente mais seguro e saudável. A parceria com a Polícia Militar tem sido essencial para o sucesso desse programa”, disse.

Beatriz Pereira da Silva, uma das alunas formandas, compartilhou sua experiência. “Tive quatro meses de Proerd e o que eu aprendi é que as drogas fazem muito mal para o coração. Vou levar para a vida toda esse conhecimento que aprendi. As aulas foram ótimas. Se fosse por mim, o Proerd ia durar o ano todo. Meu professor Carlos era muito legal. Eu adorei”, contou.

Andressa Sousa Silva, irmã da aluna Ludmilla, comentou sobre a influência positiva do programa. “Ela vem contando muito sobre as rotinas do Proerd. Quando ela vê qualquer conteúdo relacionado às drogas, ela já comenta sobre o Proerd e o que aprendeu, que não pode fazer o uso de drogas nem de violência. Ela fala que nas aulas do Proerd é explicado como as drogas influenciam negativamente, causando dependência e afetando até o desenvolvimento psicológico”, compartilhou.

Jonatas Gomes Barreto, diretor da Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão, elogiou o programa. “Mais uma vez conseguimos desenvolver o projeto da nossa extensão. O programa colabora tanto na parte pedagógica quanto na parte disciplinar. Sempre foi e sempre será um programa que estará nos auxiliando dentro das unidades de ensino”, disse.

Além da entrega dos certificados a todos os alunos, a formatura contou com sorteios de bicicletas e brindes, promovendo ainda mais o entusiasmo dos participantes. A presença ilustre da mascote Leão Daren também animou a cerimônia, simbolizando o compromisso do programa em manter as crianças longe das drogas e da violência.

Foto: Gabriel Chagas – Secom Gurupi