Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta sexta-feira, 14, foram confirmados 78 novos casos de Covid-19 na cidade. São 62 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e 16 de testes rápidos. Foram diagnosticadas 42 mulheres, entre 04 e 70 anos, e 36 homens, entre 01 e 86 anos.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta do isolamento domiciliar de 11 homens e 23 mulheres.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 77 testes Swab enviados ao Lacen de 32 homens, entre  06 e  83 anos, e 45 mulheres entre 02 e 77  anos. Foram realizados 48 testes rápidos, sendo 42 resultados negativos e seis positivos.

No Centro de Triagem,  20  homens, entre 01  e 84 anos, 24 mulheres, entre 04  e  62 anos, realizaram os testes Swab; 65 pessoas realizaram testes rápidos, sendo 58 resultados negativos e 07 positivos.

Em um hospital da rede particular cinco homens, entre 11 meses e 62 anos, e oito mulheres, entre 14 e 70 anos, realizaram testes Swab.

Em um laboratório particular três pessoas testaram positivo.

Todos que aguardam resultado dos testes Swab estão em isolamento domiciliar.

Gurupi contabiliza nesta sexta-feira, 5.700 casos descartados, 544 suspeitos, 1.802 confirmados, destes, 856 estão recuperados, 927 pessoas estão em tratamento e 19 óbitos.

Internações

Estão internadas na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi três mulheres de 3, 52 e 77 anos, em estado grave. Além de cinco homens, dois de 55 anos, um de 65, outro de 69 e mais um 81 anos.

Na ala clínica-covid estão cinco homens, de 55, 60, 67, 75, 76 e 81 anos e uma mulher de 81 anos, que aguarda transferência para o Hospital Geral de Palmas.

Em um hospital da rede particular permanecem na UTI uma mulher de 85 anos e um homem de 30 anos. Na ala clínica estão três homens de 55, 62 e 71 anos.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.