Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta segunda-feira, 17, foram confirmados 92 novos casos de Covid na cidade. São 90 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e dois de testes rápidos. Testaram positivo 47 mulheres, entre 16 e 86 anos, e 45 homens, entre 09 e 85 anos.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a hospitalar de um homem de 62 anos e alta do isolamento domiciliar de 24 mulheres e 18 homens.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foram realizados 50 testes rápidos, com 48 resultados negativos e 02 positivos. Realizaram os testes Swab, 16 mulheres, entre 21 e 60 anos, e 19 homens, entre 17 e 60 anos.

No Centro de Triagem 14 mulheres, entre 05 e 62 anos, sete homens, entre 18 e 55 anos foram submetidos aos testes Swab.

Óbito

Foi registrada mais uma morte de paciente de Gurupi. Trata-se de um homem de 67 anos, que foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) ao Hospital Regional de Gurupi (HRG) no dia 28 de julho, queixando-se de fraqueza e falta de ar. Ele era diabético, hipertenso, tinha problemas renais e portador de úlcera. No HRG, no período de internação, foi coletado material para o exame de Covid, que testou positivo. Permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva até sábado, 15 de agosto, data do óbito.

Gurupi contabiliza nesta segunda-feira, 5.985 casos descartados, 517 suspeitos, 1.935 confirmados, destes, 921 pessoas estão recuperadas, 991 pessoas estão em tratamento e 23 óbitos.

Internações

Estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI-Covid) do Hospital Regional de Gurupi três mulheres de 33, 52, 77 anos e dois homens de 55 e 56 anos. Todos estão em ventilação mecânica e em estado considerado grave.

Na ala clínica-covid estão quatro homens de 61, 75, 76 e 81, em estado moderado.

Em um hospital da rede particular, está na UTI uma mulher de 85 anos em estado grave.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.