Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quarta-feira, 19, 70 novos casos de Covid-19 na cidade. São 66 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e quatro de testes rápidos. Contraíram o vírus, 40 mulheres, entre 16 e 77 anos, e 30 homens, entre 02 e 84 anos.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta do isolamento domiciliar de 41 mulheres e 36 homens.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 25 mulheres, entre 14 e 91 anos, e 15 homens, entre 11 e 59 anos, foram submetidos aos testes Swab e aguardam os resultados. 33 pessoas realizaram testes rápidos, todos com resultados negativos.

No Centro de Triagem,  39 mulheres, entre 07 e  80 anos e 29 homens, entre  12 e   82 anos, realizaram os testes Swab. 28 pessoas realizaram os testes rápidos com resultados negativos.  As equipes de saúde realizaram nos domicílios setes testes rápidos em idosos com resultados negativos.

Em um hospital particular quatro homens, entre  34 e  52 anos, e quatro mulheres, entre 19 e 58 anos também realizaram os testes Swab. Em um laboratório particular foram realizados quatro testes rápidos com resultados positivos.

Confirmação de óbito

Um homem de 55 anos, deu entrada na UPA no dia 08 de agosto com tosse, falta de ar, realizou o teste para o diagnóstico da Covid e resultou positivo. Ele foi transferido para o Hospital Regional de Gurupi. Durante o tratamento observou-se um agravo levando a um sério comprometimento renal sendo necessário a sua transferência para uma UTI com oferta de hemodiálise, no dia 17 de agosto. Durante a transferência, não resistiu e morreu na mesma data no Hospital Geral de Palmas.

Gurupi contabiliza nesta quarta-feira 6.248 casos descartados, 589 suspeitos,  2.009 confirmados, destes, 1.072 pessoas estão recuperadas, 912 estão em tratamento e 25 óbitos.

Internações

Permanecem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI-Covid) do Hospital Regional de Gurupi quatro mulheres de 33, 52, 77, e 84 anos e dois homens de 60 e 86 anos. Todos estão em ventilação mecânica e em estado considerado grave.

Na ala clínica-covid permanecem quatro homens de 36, 65, 75 e 76, e uma mulher de 79 anos. Todos em estado moderado.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.