Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quarta-feira, 26, foram confirmados 67 novos casos de Covid-19 na cidade. São 49 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e 18 de testes rápidos. Testaram positivo, 31 mulheres, com idades, entre 11 e 73 anos; e 36 homens, entre 05 e 79 anos.

A Vigilância  Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta do isolamento domiciliar de 45 mulheres e 43 homens; e a alta hospitalar da rede privada de uma mulher de 39 anos.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 14 testes Swab, de nove mulheres, entre 16 e 49 anos; de cinco homens, entre 36 e 56 anos, e 25 testes rápidos, todos com resultados negativos. No Centro de Triagem foram realizados 45 testes rápidos, com 07 resultados positivos e 38 negativos. 14 mulheres, entre 04 e 63 anos; e 10 homens, entre 13 e 60 anos, foram submetidos aos testes Swab.

Nas Barreiras Sanitárias  17 mulheres, entre 13 e 62 anos; e  10 homens, entre 23 e 50 anos, foram submetidos aos testes Swab. Nos domicílios, foram realizados 23 testes rápidos com três resultados positivos e 20 negativos e foi coletado material para o exame Swab de uma mulher de 79 anos. Em um laboratório particular, 134 pessoas realizaram os testes rápidos, destes, oito testaram positivo.

Gurupi contabiliza nesta quarta, 7.213 casos descartados, 380 suspeitos, 2.376 confirmados, destes, 1.517 pessoas estão recuperadas, 829 em tratamento e 30 óbitos.

Internações

Estão na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi (HRG) três homens de 60, 81 e 86 anos e uma mulher de 77 anos. Na ala clínica-covid estão uma mulher de 52 anos, e um homem de 46 anos.

Em um hospital da rede partícula estão internados quatro homens de 56, 59, 62 e 71 anos e um homem de 85 anos na UTI.

UPA

Na UPA também estão internados, três homens, de  36, 68 e 83 anos em estado leve. Uma mulher de 59 anos, com suspeita de Covid, em estado grave, está recebendo os cuidados das equipes da UPA, aguardando transferência para UTI do HRG. A UPA também recebeu um homem, de 84 anos, de Aliança do Tocantins, que está entubado, aguardando transferência para a UTI do HRG.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.