Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quinta-feira, 27, foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) 59 novos casos de Covid-19 na cidade. São 33 mulheres, entre 17 e 71 anos; e 26 homens, entre 11 e 70 anos.

A Vigilância  Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta do isolamento domiciliar de 18 mulheres e 17 homens, além da alta hospitalar na rede privada de três homens, de 56, 59 e 62 anos.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 27 testes Swab enviados ao Lacen, de 15 mulheres, entre  08  e  64 anos; e 12  homens, entre 13  e 50 anos; 22 pessoas testaram negativo por meio dos testes rápidos. No Centro de Triagem 35 pessoas realizaram os testes rápidos, todos com resultados negativos. 18 mulheres, entre 19 e 74 anos; e sete homens, entre  17  e 59 anos, foram submetidos aos testes Swab.

Nas Barreiras Sanitárias, 13 mulheres, entre 05 e 65 anos; e 14 homens, entre 15 e 58 anos, realizaram os testes Swab.  Nos domicílios foram coletados material para o teste Swab, de quatro mulheres, entre 57 e 75 anos e de um homem de 80 anos. Foram realizados 32 testes rápidos, todos com resultados negativos. Em um hospital da rede particular, seis mulheres, entre  39 e 57 anos; e seis homens, entre 04 e 38 anos realizaram os testes Swab.

Gurupi contabiliza nesta quinta-feira, 7.302 casos descartados, 466 suspeitos, 2.435 confirmados, destas 1.555 pessoas estão recuperadas, 850 em tratamento e 30 óbitos.

Internações

Permanecem na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi (HRG) dois homens de 60, 81 e uma mulher de 77 anos. Na ala clínica-covid permanece uma mulher de 52 anos, um homem de 46 anos e deu entrada mais uma mulher de 59 anos.

Em um hospital da rede particular permanece apenas um homem de 56 anos, em estado moderado

UPA

Na UPA estão em observação cinco homens de 36, 60, 36, 68 e 83 anos e duas duas mulheres de 63 e 74 anos.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.