Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta sexta-feira, 28, foram confirmados 68 novos casos positivos de Covid-19 na cidade. São 53 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e 15 de testes rápidos. Foram testados positivos, 44 mulheres, entre 08 meses e 70 anos; e 24 homens, entre 05 e 70 anos.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta do isolamento domiciliar de 45 mulheres e 37 homens.

Na Unidade de Pronto Atendimentos foram realizados 17 testes Swab enviados ao Lacen, de 10 mulheres, entre 19 e 63 anos, e sete homens, entre 28 e 83 anos; 25 pessoas realizaram os testes rápidos, sendo que quatro testaram positivos e 21 negativos. No Centro de Triagem, 13 mulheres, entre, 22 e 68 anos, e oito homens, entre 04 e 68 anos fizeram os testes Swab; 45 pessoas coletaram material para os testes rápidos, sendo que nove testaram positivos e 36 negativos. Nas Barreiras Sanitárias, 13 mulheres, entre 25 e 76 anos; e 19 homens, entre 06  e 86 anos foram submetidos aos testes Swab. Nos domicílios, um homem de 64 anos, fez o teste Swab, e 30 pessoas testaram negativos por meio dos testes rápidos.  Em um laboratório particular duas pessoas testaram positivos por meio dos testes rápidos.

Confirmação de óbito

Um homem de 69 anos, hipertenso, diabético e com problemas renais, deu entrada na UPA no dia 16 de agosto, com falta de ar, febre e outros sintomas. Foi coletado material para o exame para o diagnóstico da Covid que resultou em positivo. Ele permaneceu na UPA, aguardando a liberação de um leito com hemodiálise até o dia 21 de agosto, quando foi transferido para  Hospital Geral de Palmas, permanecendo na unidade até o dia 24, data do óbito.

Gurupi contabiliza nesta sexta-feira, 7.503 casos descartados, 321 suspeitos, 2.503 confirmados, destes, 1.637 pessoas estão recuperadas, 835 em tratamento e 31 óbitos.

Internações

Permanecem na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi (HRG) dois homens de 60, 81 e uma mulher de 77 anos. Na ala clínica-covid permanecem duas mulheres de 52 e 59 anos, e um homem de 46 anos.

Em um hospital da rede particular estão internados dois homens de 46 e 56 anos, em estado moderado.

UPA

Na UPA estão em observação quatro homens de 36, 60, 36, 68 e 87 anos e uma mulher de 86 anos.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.