Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) 12 novos casos de Covid-19 na cidade. São seis homens, com idades entre 16 e 48 anos; e seis mulheres, entre 13 e 52 anos.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 13 homens e 13 mulheres, que estavam em tratamento assistido pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimentos foram realizados 25 testes Swab, de 13 mulheres, entre 09 e 66 anos; e 12 homens, entre 16 e 52 anos. No local, 25 pessoas testaram negativo para a Covid por meio dos testes rápidos. No Centro de Triagem, 42 pessoas testaram negativo para a Covid por meio dos testes rápidos. Nove mulheres, entre 09 e 61 anos; e seis homens, entre 15 e 45 anos foram submetidos aos testes Swab. Nas Barreiras Sanitárias, oito mulheres, entre 27 e 65 anos; e 19 homens, entre 11 e 61 anos, fizeram os testes Swab. Nas ações domiciliares, dois idosos foram submetidos aos testes Swab e 25 pessoas fizeram os testes rápidos com resultados negativos.

Confirmação de óbito

Um homem de 42 anos, deu entrada na UPA, dia 27 de agosto, com dor de garganta e sintomas gripais. Ele realizou coleta de material para o exame de diagnóstico de Covid e foi encaminhado ao Hospital Regional de Gurupi, com arritmia cardíaca e choque cardiogênico. Morreu no dia 28 de agosto e somente nesta segunda-feira, 31, foi liberado o resultado do exame que atestou positivo para Covid-19.

Gurupi contabiliza nesta segunda-feira, 7.840 casos descartados, 403 suspeitos, 2.652 confirmados, destas 1.709 pessoas estão recuperadas, 907 pessoas estão em tratamento e 36 óbitos.

Internações

Estão internadas na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi, quatro homens de 46, 54, 60 e 83 anos e uma mulher de 77 anos. Na ala clínica-covid estão quatro mulheres de 52, 62, 74, 76 anos; e dois homens de 33 e 68 anos. Na ala clínica de um hospital particular estão duas mulheres, de 37 e 68 anos; e dois homens de 46 e 49 anos.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.