Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta terça-feira, 1º de setembro, foram confirmados 37 novos casos de Covid-19. São 27 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e 10 de testes rápidos. Testaram positivo, 20 mulheres, com idades entre 18 e 84 anos; e 17 homens, entre 03 e 80 anos.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 60 mulheres e 46 homens, que estavam em tratamento assistido pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde. Receberam alta hospitalar duas mulheres de 52 e 74 anos, que estavam no HRG; e quatro homens de 46, 56, 59 e 71 anos, que estavam na rede particular.

Na Unidade de Pronto Atendimentos foram realizados 24 testes Swab enviados ao Lacen, de 13 mulheres, entre 18 e 79 anos; e 11 homens, entre 18 e 69 anos; foram realizados 25 testes rápidos, todos com resultados negativos. No Centro de Triagem, 38 pessoas testaram negativo para a Covid por meio dos testes rápidos; 36 pessoas realizaram os testes Swab, sendo  19 mulheres, entre 03  e  70 anos; e 17 homens, entre  07 e 68  anos. Nas  Barreiras Sanitárias, 19 pessoas foram submetidas aos testes Swab: 10 mulheres, entre 27 e 64 anos; e nove homens, entre 23 e 59 anos. Em um hospital da rede privada, nove mulheres, entre 23 e 79 anos; e sete homens, entre 02 e 65 anos, também fizeram os testes Swab. Na ação domiciliar, quatro pessoas foram submetidas aos testes Swab e 10 pessoas testaram negativo por meio dos testes rápidos. Em um laboratório particular, 10 pessoas testaram positivo para Covid.

Confirmação de óbito

No dia 28 de agosto, um homem de 80 anos, com histórico de complicações respiratórias e hipertensão,  procurou a UPA para realizar o exame para o diagnóstico da Covid-19. Ele morreu na mesma data e o resultado do exame que resultou positivo foi liberado nesta terça-feira.

Outro homem, de 83 anos, também buscou atendimento na UPA no dia 12 de agosto, com falta de ar, tosse seca e outros sintomas. Testou positivo para Covid-19. Ele realizou exames que evidenciaram comprometimento do  pulmão e morreu nesta terça-feira.

Gurupi contabiliza nesta terça-feira, 7.929 casos descartados, 469 suspeitos, 2.689 confirmados, destes, 1.821 pessoas estão recuperadas, 830 pessoas em tratamento e 38 óbitos.

Internações

Estão internados na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi, uma mulher  anos de  77 anos e dois homens de 54 e 60 anos. Todos em estado grave. Na ala clínica covid estão três homens de 46, 68 e 87 anos; e duas mulheres de 62 e 76 anos.

Em um hospital da rede particular está na UTI uma mulher de 78 anos, em estado moderado. Na ala clínica estão três mulheres de 22, 32, e 37 anos e um homem de 49 anos.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.