Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quinta-feira, 03, foram confirmados 16 novos casos de Covid-19, na cidade. São 10 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e seis de testes rápidos. Testaram positivo, nove mulheres, com idades entre 21 e 57 anos; e sete homens, entre 13 e 44 anos.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 33  mulheres e 24 homens, que estavam em tratamento assistidos pelas equipes das Unidade Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nove mulheres, entre 01 e 71 anos; e seis homens entre 19 e  75 anos, coletaram material para os testes Swab; e 29 pessoas testaram negativo para o vírus por meio dos testes rápidos.

No Centro de Triagem 48 pessoas fizeram os testes rápidos, todos com resultados negativos; 11 mulheres, entre 16 e 57 anos; e oito homens, entre 19 e  60 anos, realizaram os testes Swab.

Nas Barreiras Sanitárias nove mulheres,  entre 15  e 76 anos; 12 homens, entre 16 e 62 anos, coletaram material para os testes Swab e 69 pessoas fizeram os testes rápidos, sendo que quatro testaram positivo e 65 negativo.

Em um hospital da rede particular, cinco mulheres, entre 03  e 40 anos e seis homens, entre 23 e 79 anos, foram submetidos aos testes Swab. Na ação domiciliar, foram coletados material para o teste Swab em três pessoas, e 29 testaram negativo por meio dos testes rápidos. Em laboratório particular, três pessoas testaram positivo após testes rápidos.

Confirmação de óbitos

Uma mulher de 72 anos, realizou teste para o diagnostico da Covid-19, na UPA no dia 10 de agosto, em que resultou positivo. Devido complicações respiratórias, ela foi transferida para UTI em Palmas, internada até o dia 17 de agosto, data do óbito.

Outra vítima também é uma mulher de 73 anos, que procurou atendimento na UPA, onde realizou o exame que testou positivo. Ela foi transferida para um hospital da rede particular em Palmas, onde permaneceu até o dia 21 de agosto, data da morte.

A terceira vítima, foi um homem de 86 anos, que foi à UPA no dia 10 de agosto e testou positivo para Covid-19. Foi internado no Hospital Regional de Gurupi no dia 17 de agosto, permanecendo na unidade até o dia 30.

Gurupi contabiliza nesta quinta-feira, 8.261 casos descartados, 450 suspeitos, 2.722 confirmados, destes, 1.962 pessoas estão recuperadas, 719 em tratamento e 41 óbitos.

Internações

Permanece na UTI de um hospital particular uma mulher de 78 anos e também na ala clínica uma mulher de 37 anos.

O Hospital Regional de Gurupi não informou sobre as internações nesta quinta-feira.

Na UPA está em observação um homem de 54 anos.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.