Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta sexta-feira, 04, foram confirmados mais nove casos de Covid-19. São três resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e seis de testes rápidos. Testaram positivo quatro mulheres, entre 27 e 40 anos; e cinco homens, entre, 24 e 80 anos.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 33  mulheres e 25 homens, que estavam em tratamento assistidos pelas equipes das Unidade Básicas de Saúde e também a alta de uma mulher de 37 anos que estava internada em um hospital particular.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) oito mulheres, entre 09 e 79  anos; e quatro homens entre 14 e  53 anos, coletaram material para os testes Swab; e 49 pessoas testaram negativo para o vírus por meio dos testes rápidos.

No Centro de Triagem 62 pessoas fizeram os testes rápidos, sendo que duas testaram positivo; 12 mulheres, entre 20 e 57 anos; e 11 homens, entre 17 e  55 anos, realizaram os testes Swab.

Nas Barreiras Sanitárias, 15 mulheres,  entre 16  e 76 anos; oito homens, entre 18 e 35 anos, coletaram material para os testes Swab e 47 pessoas fizeram os testes rápidos, sendo que apenas uma testou positivo.

Na ação domiciliar, foram coletados material para o teste Swab de três mulheres, entre 72 e 89 anos; e de um homem de 87 anos. 35 pessoas realizaram os testes rápidos, todos com resultados negativos.  Nas unidades básicas de saúde, três pessoas testaram positivo por meio dos testes rápidos.

Gurupi contabiliza nesta sexta-feira, 8.529 casos descartados, 436 suspeitos, 2.731 confirmados, destas 2.021 pessoas estão recuperadas, 669 estão em tratamento e 41 óbitos.

Internações

Permanece na UTI de um hospital particular uma mulher de 78 anos. No Hospital Regional de Gurupi, estão na UTI, dois homens, de 54 e 60 anos. Na ala clínica-covid, estão dois homens de 53 e 87 anos.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.