Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta terça-feira, 22, foram confirmados 35 novos casos de Covid-19 na cidade. São 19 resultados divulgados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), e 16 de testes rápidos. Testaram positivo para o vírus, 16 mulheres com idades entre, 19 e 83 anos; e 19 homens com idades entre, 22 e 61 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta terça-feira é de 77,2%, enquanto 21,5% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 14 mulheres e 12 homens, que estavam em tratamento assistidos pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram feitos 21 testes Swab, enviados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em 09 mulheres com idades entre 17 e 69  anos; e em 12 homens com idades entre 20 e 71 anos. Também foram realizados 42 testes rápidos, sendo que apenas uma pessoa testou positivo.

No Centro de Triagem,  17 pessoas foram submetidas aos testes Swab, sendo 17 mulheres, entre 11 e 80 nos; e 10 homens, entre 14 e 85 anos;. Realizaram os testes rápidos 40 pessoas e todas tiveram resultados negativo.

Nas barreiras sanitárias, 15 mulheres, entre 12 e 60  anos; e 17 homens, entre 09 e 88 anos, coletaram material para os testes Swab.

Na ação domiciliar, 18 pessoas foram submetidas aos testes rápidos e todas testaram negativo. Uma mulher de 78 anos coletou material para o teste Swab.

Em um hospital da rede privada, foi coletado material para o teste Swab em um homem de 33 anos e uma mulher de 53 anos.

Em laboratório particular, 38 pessoas realizaram os testes rápidos, sendo que 23 tiveram resultados negativo e 15 positivo.

Gurupi contabiliza nesta terça-feira, 10.452 casos descartados, 125 suspeitos, 3.390 confirmados, destes, 2.617 (77,2%) pessoas estão recuperadas, 730 (21,5%) estão em tratamento, e 43 (1,3%) óbitos.

Internações

Na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi (HRG) estão internados três homens de 42, 75  e 80 anos. Na ala clínica-covid estão três mulheres de, 67, 73 e 79 anos; e dois homens de 32 e 57 anos.

Em um hospital da rede particular estão na ala clínica três homens de 37, 75 e 90 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Um homem de 63 anos está em observação e uma pessoa aguarda leito de UTI na rede estadual.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.