Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quinta-feira, 1º de outubro, foram confirmados  26 novos casos de covid-19  na cidade. São 24 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e 02 de testes rápido. Testaram positivo, 18 mulheres com idades entre 02 e 77 anos; e oito homens, entre 24 e 75  anos.  A taxa de recuperação de Covid-19 nesta quinta-feira é de 82,2%, enquanto 16,5% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 32 mulheres e 24 homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde. Foi registrada a alta hospitalar da mulher de 83 anos que estava na UTI-Covid do HRG.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados seis testes rápidos, sendo que uma pessoa testou positivo. Foram realizados 31 testes Swab enviados ao Lacen, em Palmas,  em 21 mulheres com idades entre 05 e 54 anos; e em 10 homens, entre 01 e 70 anos.

No Centro de Triagem, uma pessoa testou positivo após realização de teste rápido e 10 pessoas testaram negativo; sete mulheres, entre 21 e 53 anos; e três homens, entre 23 e 38 anos, foram submetidos aos testes Swab.

Nas Barreiras Sanitárias, quatro mulheres, entre 32 e 50  anos; e três homens, entre 14 e 36 anos realizaram testes Swab.

Em hospital da rede privada, uma mulher de 16 anos e um homem de 34 anos realizaram  os  testes Swab. Uma pessoa testou negativo após realização de teste rápido.

No Hospital Regional de Gurupi quatro pessoas testaram positivo.

Nas unidades básicas de saúde 19 pessoas testaram negativo após realização dos testes rápidos.

Em laboratório particular, 30 pessoas testaram negativo após realização de testes rápido e na ação domiciliar 30 pessoas testaram negativo.

Gurupi contabiliza nesta quinta-feira 11.607 casos descartados, 91 suspeitos, 3.652 confirmados, destes, 3.002 (82,2%) pessoas estão recuperadas, 604 (16,5%) estão em tratamento, e 46 (1,3%) óbitos.

Internações

Na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi permanecem internados cinco homens de 42, 53 ,63 e 80 anos, além de uma mulher de 81 anos. Na ala clínica-covid permanecem duas mulheres de 44 e 67 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Uma mulher de 68 anos está em observação.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.