Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h deste Sábado, 10, foram confirmados 24 novos  casos de Covid-19 na cidade, 17 foram informados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e 07 foram de testes rápidos. Testaram positivo, 17 mulheres com idades entre 07 e 77 anos; e 07 homens, entre 11 e 51 anos.  A taxa de recuperação de Covid-19 neste sábado é de 91,1% enquanto 7,6% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 07 mulheres e 05 homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento foram realizados 12 testes Swab enviados ao Lacen, em seis mulheres, com idades entre 07 e 53 anos, e em seis homens, com idades entre 17 e 59 anos. Foram realizados 10 testes rápidos, três com resultados negativos e sete positivos.

No Centro de Triagem seis mulheres, entre 03 e 63 anos e dois homens, entre 04 e 30 anos coletaram material para os testes Swab. Oito pessoas testaram negativo após realização dos testes rápidos.

Em laboratório particular 81 pessoas testaram negativo após realização de testes rápido.

Gurupi contabiliza neste sábado, 12.455 casos descartados, 25 suspeitos, 3.834 confirmados, destes, 3.492 (91,1%) das pessoas estão recuperadas, 291 (7,6%) estão em tratamento e 51 (1,3%) óbitos.

Internações

Não há novas informações em relação as internações no Hospital Regional de Gurupi.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Dois homens de 78 e 61 anos estão em observação.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.