Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quarta-feira, 14, foram confirmados mais 23 novos casos de Covid-19 na cidade. Foram 22 informados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e um de teste rápido. Testaram positivo 12 mulheres com idades entre 17 e 69 anos de idade; e 11 homens com idades entre 11 e 61 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta quarta-feira é de 92,8% enquanto 5,9% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 17 mulheres e 25 homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 24 testes Swab, em 21 mulheres com idades entre 18 e 85 anos; e em 03 homens com idades entre 35 e 46 anos, todos enviados ao Lacen. Duas pessoas realizaram testes rápido, sendo que uma testou positivo.

No Centro de Triagem cinco pessoas realizaram os testes Swab, sendo quatro mulheres com idades entre 20 e 54 anos; e um homem de 21 anos. Três pessoas testaram negativo para o vírus após realização dos testes rápido.

Em Hospital da rede particular duas mulheres de 30  e 63 anos e três homens, entre 20 e 66 anos, coletaram material para os testes  Swab.

Na ação domiciliar seis pessoas realizaram os testes rápido, todas obtiveram resultados negativos.  Nas Unidades Básicas de Saúde, três pessoas também testaram negativo após realização de testes rápido. E mais três receberam resultados negativos após realização de testes rápido em laboratório particular.

Gurupi contabiliza nesta quarta-feira, 12.547 casos descartados, 45 suspeitos, 3.904 confirmados, destes, 3.621 (92,8%) das pessoas estão recuperadas, 232 (5,9%) estão em tratamento e 51 (1,3%) óbitos.

Internações

Na UTI-Covid  do Hospital Regional de Gurupi permanecem internados dois homens de 69 e 80 anos. Na ala clínica-covid está uma mulher de 66 anos e um home de 51 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.