Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quinta-feira, 19, foram confirmados 36 novos casos de Covid-19 na cidade. São 34 resultados de testes Swab liberados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e dois testes rápidos realizados na UPA.   Testaram positivo 20 mulheres com idades entre 16 e 61  anos; e 16 homens, entre 17 e 54  anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta quinta-feira é de 96,8% enquanto 1,9% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de nove mulheres e oito homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados sete testes rápidos, todos com resultados negativos.  74 pessoas, sendo 44 mulheres, entre 10 e 88 anos; e 30 homens, entre 01 e 82 anos, realizaram a coleta de material para o teste Swab.

No Centro de Triagem quatro pessoas testaram negativo após realização de testes rápidos. Oito mulheres, entre 18 e 70 anos; e sete homens, entre 23 e 61 anos, realizaram os testes Swab.

Em um hospital da rede privada duas mulheres de 23 e 41 anos realizaram os testes Swab.

Na  ação domiciliar, um homem de 61 anos realizou o teste Swab.

Nas Unidades Básicas de Saúde, 31 pessoas receberam diagnóstico negativo após a realização dos testes rápidos.
Gurupi contabiliza nesta quinta-feira, 14.753 casos descartados, 92 suspeitos, 4.265 confirmados, destes 4.127 (96,8%) pessoas estão recuperadas, 81 (1,9%) em tratamento e 57  (1,3%) óbitos.

Internações

Na ala clínica de um hospital particular, um homem de 57 anos recebe o tratamento.

O Hospital Regional de Gurupi não repassou informações sobre internações nesta quinta-feira.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.