Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quarta-feira, 02,  foram confirmados 10 novos casos de Covid-19 na cidade, sendo três resultados de testes Swab e sete de testes rápidos. Testaram positivo cinco mulheres, com idades entre 05 e 85 anos de idade; e cinco homens, com idades entre 20 e 39 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta quarta-feira é de 93,9% enquanto 4,8% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta 23 mulheres e 17 homens que estavam sendo assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde. Foram confirmadas três altas hospitalares, sendo uma mulher de 46 anos e dois homens de 55 e 69 anos.

Na UPA, 25 pessoas testaram negativo para o vírus após a realização dos testes rápidos. Foram realizados 56 testes Swab enviados ao Laboratório Central do Estado, de 26 homens, entre 18 e 68 anos e 30 mulheres, entre 07 e 59 anos.

No Centro de Triagem, 21 pessoas também testaram negativo após realização dos testes rápidos. Foram submetidas aos exames Swab, 12 homens, entre 07 e 69 anos, e 22 mulheres, entre 03 e 34 anos.

Em um hospital da rede privada, um homem de 25 anos, e três mulheres, entre 56 e 62 anos, realizaram a coleta de material para o exame Swab.

No Núcleo de Hemoterapia de Gurupi,  cinco homens, entre 36 e 65 anos e 19 mulheres, entre 25 e 58 anos, coletaram material para os testes Swab.

Gurupi contabiliza nesta quarta-feira, 16.174 casos descartados, 118 suspeitos, 4.650 confirmados, destes 4.368 (93,9%) pessoas estão recuperadas, 224 (4,8%) em tratamento e 58 (1,3%) óbitos.

Internações

No Hospital Regional de Gurupi (HRG) recebem tratamento na UTI-Covid um homem de 37 anos e duas mulheres de 65 anos de idade; na ala clínica há uma mulher de 73 e três homens de 55, 70 e 79 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Não há nenhum paciente em observação na unidade.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.