Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta segunda-feira, 14,  foram confirmados 17 novos casos de Covid-19 na cidade, sendo 16 resultados de testes Swab e 01 de teste rápido. Testaram positivo 12 mulheres, com idades entre 14 e 52; e 05 homens, entre 16 e 54 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta segunda-feira é de 96,3% enquanto 2,5% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 12 mulheres e 07 homens que estavam sendo assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 23 pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de testes rápidos.

Em laboratórios/ou farmácias, 77  pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de testes rápidos.

Gurupi contabiliza nesta segunda-feira, 17.430 casos descartados, 39 suspeitos, 4.860 confirmados, destes 4.679 (96,3%) estão recuperados, 122  (2,5%)  em tratamento e 59 (1,2%) óbitos.

Internações

Em um hospital da rede particular, uma mulher de 37 anos e um homem de 71, recebem tratamento na ala clínica.

O Hospital Regional de Gurupi (HRG) não repassou informações sobre internações nesta segunda-feira.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Não pacientes em observação.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.