Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h deste sábado, 19, foram confirmados 20 novos casos de Covid-19 na cidade, sendo todos resultados de testes Swab liberados pelo Lacen. Testaram positivo oito mulheres com idades entre 02 e 64 anos, e 12 homens entre 09 e 90 anos.  A taxa de recuperação de Covid-19 neste sábado é de 96,5% enquanto 2,3% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de quatro mulheres e três homens que estavam sendo assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 25 pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de testes rápidos; 26 homens, entre 22 e 78 anos, e 31 mulheres, entre 11 e 53 anos, realizaram os testes Swab.

No Centro de Triagem, 17 pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de testes rápidos; 19 mulheres, entre 17 e 60 anos; e 15 homens, entre 09 e 59 anos realizaram os testes Swab.

Em um hospital da rede privada, uma mulher de 31 anos realizou teste Swab e aguarda resultado.

Gurupi contabiliza neste sábado, 17.955 casos descartados, 92 suspeitos, 4.950 confirmados, destes 4.775 (96,5%) estão recuperados, 116 (2,3%) em tratamento e 59 (1,2%) óbitos.

Internações

Permanecem recebendo tratamento em um hospital da rede privada uma mulher de 37 anos e dois homens de 75 e 89 anos.

O Hospital Regional de Gurupi não repassou informações sobre internações neste sábado.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Não há nenhum paciente em observação na unidade.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.