Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quinta-feira, 07, foram confirmados 11 novos casos de Covid-19 na cidade, todos resultados de testes Swab liberados pelo Lacen. Testaram positivo cinco mulheres com idades entre 28 e 48 anos, e seis homens entre 31 e 78 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta quinta é de 95,3% enquanto 3,5% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de quatro mulheres e um homem que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sete pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de teste rápido; 21 mulheres, entre 22 e 69 anos, e 25 homens, entre 10 e 80 anos, realizaram os testes Swab.

No Centro de Triagem, 18 pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de teste rápido; nove mulheres, entre 26 e 80 anos, e quatro homens, entre 10 e 28 anos, realizaram os testes Swab.

Em um hospital da rede privada, dois homens de 10 e 28 anos e duas mulheres de 26 e 80 anos realizaram teste Swab e aguardam resultado.

Confirmação de dois óbitos

Uma mulher de 73 anos, que estava internada no Hospital Regional de Gurupi (HRG), não resistiu e veio a óbito na última terça-feira, dia 05 de janeiro, com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio e com resultado positivo para Covid-19.

Outra mulher de 53 anos que também estava internada no Hospital Regional de Gurupi (HRG), veio a óbito nesta quarta-feira, dia 06 de janeiro. Ela sofria de comorbidades como diabetes, hipertensão arterial, pneumonia e resultado positivo para Covid-19.

Gurupi contabiliza nesta quinta, 19.192 casos descartados, 121 suspeitos, 5.185 confirmados, destes 4.941 (95,3%) estão recuperados, 181 (3,5%) em tratamento e 63 (1,2%) óbitos.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.