Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quinta-feira, 14, foram confirmados 34 novos casos de Covid-19 na cidade, sendo 13 resultados de testes swab realizados no Hospital Regional de Gurupi (HRG) e 21 testes swab realizados no Centro de Triagem e UPA. Testaram positivo, 16 mulheres com idades entre 23 e 84 anos, e 18 homens, entre 22 e 81 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta quinta é de 94,1% enquanto 4,6% dos casos estão em tratamento.

Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de cinco homens e sete mulheres que estavam em tratamento assistidos pelas unidades básicas de saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 13 pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de testes rápidos.  Foram realizados 31  testes swab em 10 homens com idades entre 05 e 43 anos, e em 21 mulheres, entre 12 e 85 anos.

No Centro de Triagem, 13 pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de testes rápidos.  Foram realizados 15 testes swab em oito homens entre 12 e 62 anos, e em sete mulheres, entre 14 e 51 anos.

Em um hospital da rede particular, dois homens de 19 e 55 anos, e uma mulher de 20 anos coletaram material para a realização do exame swab.

Nos laboratórios/ou farmácias, 43 pessoas obtiveram resultados negativos após a realização de testes rápidos.

Confirmação de óbito

Foi confirmada a morte de uma mulher de 34 anos, ocorrida no dia 12 de janeiro de 2021, no HRG, onde estava internada. Ela testou positivo para Covid-19.

Gurupi nesta quinta-feira, 19.840 casos descartados, 123 suspeitos, 5.410 confirmados, destes 5.092 (94,1%) estão recuperados, 250 (4,6%) em tratamento e 68 (1,3%) óbitos.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.