A Prefeitura Municipal de Gurupi inaugura às 09h desta quarta-feira, 20, a Casa de Passagem Criança Cidadã localizada na Rua 11 entre Piauí e Pernambuco, 1447.

A casa será gerenciada pela Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, que segundo a primeira-dama Paulina Abdalla abrigará crianças de 0 a 7 anos e 11 meses que tiveram o vínculo familiar rompido. “As crianças só poderão ser encaminhadas pelo juizado de Infância e Juventude ou Conselho Tutelar, onde receberão condições de reintegração social”, disse a primeira dama Paulina Abdalla.

O prefeito Alexandre Abdalla informou que a Casa será mantida exclusivamente pela Prefeitura. “A sociedade gurupiense dá mais um passo em direção a integridade psicológica, física moral e social das crianças”, disse o prefeito.

Já a diretora técnica da secretaria de Ação Social, Leila Alves Teixeira Rezende, informou que na primeira fase serão oferecidos serviços de assistência social, médica, psicológica e pedagógica. “A primeira fase será de restabelecer o vínculo familiar e por outro lado o Juiz de Infância e Juventude providenciará o processo de adoção. O período de cada criança na casa não pode ultrapassar seis meses, pois é o tempo que leva o período de adoção”, disse.

Leila informou ainda que será discutido um ajuste de conduta entre os municípios vizinhos no sentido de que as prefeituras de origem custeiem suas crianças, tendo em vista que Gurupi é a segunda cidade do Estado a implantar uma Casa de Passagem.