O sonho de fazer medicina em uma Universidade Federal para a estudante Colégio Estadual de Gurupi, Janaina Yona Franca e Sousa, 16 anos, ficou mais perto de ser realizar depois que a Prefeitura Municipal de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Educação criou o Cursinho Cidadão, que tem como slogan “Motivando caminhos e Construindo Sonhos”.

Para Janaina o cursinho gratuito é uma motivação a mais aos alunos que antes não tinham oportunidade de arcar com as despesas de um curso preparatório para o vestibular. “Eu encaro com muito entusiasmo, pois muito como eu não têm condições de custear um cursinho e de se prepararem para disputar em nível de igualdade uma vaga em uma universidade pública”, declarou.

O objetivo maior do Cursinho Cidadão é manter o equilíbrio social e intelectual entre os alunos da rede pública e privada. “Faz parte da nossa política de governo dar oportunidades de inclusão aos alunos da rede pública que antes não tinham condições de fazer um cursinho universitário. São ações como está que se obtém um equilíbrio entre o pobre o rico”, informou o prefeito Alexandre Abdalla.

Na apresentação do Projeto Cursinho Cidadão, o secretário de Educação, Antônio Carlos Pakalolo, noticiou que o curso será coordenado pelo experiente professor Jonair Rocha e administrado pela secretaria de Educação. “Antes eram para ser 80 vagas, mas a pedido do prefeito Abdalla aumentamos para 100 vagas e para se inscrever os alunos poderão a partir do dia 1° de junho procurar a Escola Municipal Antônio Lino, que fica na saída para o Peixe”, disse o secretário.

No lançamento do Cursinho Cidadão estavam presentes o prefeito Alexandre Abdalla, o secretário Antônio Pakalolo, o diretor regional de Ensino de Gurupi, Eurípedes Cunha, diretores das escolas Municipais e Estaduais, vereadores, a presidente da Casa de Cultura Andréia Santana, o diretor de Cultura de Gurupi Chiquinho Chokolate, o presidente e o reitor do Centro Universitário Unirg, Marcos Peixoto e Ezemi Nunes, o diretor do Campus da UFT em Gurupi Eduardo Lemus e alunos do Escola Estadual de Gurupi e do Centro de Ensino Médio Ary Valadão.

Sobre o cursinho:

Duração: Intensivo em quatro meses de cada semestre do ano

Inscrição: 01/06 a 16/06/2009.

Divulgação dos classificados: 25/06/2009.

Matriculas: 28 a 31 de junho.

Início das aulas: 01/08/2009.

Local: Escola Municipal Antônio Lino (saída para o Peixe).

Critério: Ser alunos da rede pública, residir em Gurupi, ter renda familiar de até 2 salários mínimos, apresentar histórico escolar ou confirmação de matrícula em escola púbica, comprovante de renda, 2 fotos 3×4.