Realizado no segundo semestre de 2008, o projeto Tecendo a Paz, é fruto da parceria do CEDECA – Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone, e a UFT – Universidade do Tocantins, com recursos do Programa Escola que Protege do MEC – Ministério da Educação.

Em Gurupi 9 escolas da rede municipal e estadual participaram do mini-curso sobre o tema que teve duração de 3 dias, onde ao final apresentaram um projeto para ser desenvolvido dentro da escola. Embora todos os projetos apresentados tenham sido considerados ótimos, a campeã foi Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota que trabalhou o tema: Violência contra Crianças e Adolescentes: Um Desafio no Cotidiano Escolar.

O prêmio oferecido foi de cinco mil reais em materiais para serem utilizados no desenvolver do projeto. A diretora Luiza Oliveira Bringmann ressaltou que o tema violência já era debatido dentro da escola, mas agora com a chegada do material o tema Violência contra Crianças e Adolescentes: Um Desafio no Cotidiano Escolar, será trabalhado ainda neste semestre com alunos do 6° ao 9° ano.

O projeto apresentado tem dentre os objetivos, identificar os principais tipos de violência sofrida pelos alunos da unidade escolar, promover momentos informativos sobre a problemática em questão e orientar os alunos e familiares a procurar ajuda nos órgãos competentes quando se sentirem ameaçados ou quando sofrerem qualquer tipo de violência. Será desenvolvido encontros com alunos, pais e professores, Palestras, Leituras, Filmes, Murais Informativos, Passeata no setor da Escola e Peças teatrais.