Aconteceu entre os dias 21 a 24 de setembro no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília-DF, o X Congresso Brasileiro de Municípios, onde foram discutidos e apresentados projetos e formas de financiamentos para melhoria da educação.

Considerado o maior evento municipalista do país, o Congresso tem como objetivo promover a melhoria da gestão pública, desenvolver modelos organizacionais da gestão para que seja garantida a aplicação perfeita dos recursos públicos e promoção do intercâmbio entre os Governos Federal e Estadual e Municipal.

Este ano, a intenção foi promover e incentivar a melhoria da gestão pública, contribuindo para qualificar os municípios na busca permanente de uma gestão responsável e que reflita as práticas sobre as estratégias mais adequadas para gestão com qualidade.

Com esse pensamento, esteve presente no congresso o Secretário da Educação de Gurupi Antonio Carlos Pakalolo, que na oportunidade pode junto ao Ministro das Cidades Márcio Fortes discutir melhorias para a educação de Gurupi.

Na ocasião o ministro ressaltou ainda que o Programa de Aceleração do Crescimento-PAC, terá sua segunda etapa em 2010, e que todos os municípios deverão se preparar para receber o PAC II. Segundo Pakalolo, Gurupi deve sair na frente dentre os demais municípios do estado do Tocantins.

“É muito importante participar de um evento como este de grande magnitude, pois assim Gurupi tem a oportunidade de efetivar contatos e estreitar parcerias com o Governo Federal e Autarquias. O secretário disse ainda que Gurupi tem grande capacidade de desenvolver muitos destes projetos e melhorar a educação. “Foram discutidas várias ações para a melhoria de diversas áreas dos municípios principalmente na educação tendo como exemplo experiências realizadas dentro de grandes cidades. Essa é a oportunidade de estarmos participando desse co