A raiva é uma doença mortal que afeta mamíferos. Os cães e gatos podem adquiri-la e transmiti-la aos seres humanos.

“Brinque com seus bichos de estimação, não com a saúde deles” com este tema foi dada a abertura da campanha de vacinação antirrábica iniciada no dia 26 de setembro, dia de referencia Estadual.

A meta preconizada pelo Ministério da Saúde e pactuada na Programa de Agentes de Vigilância Sanitárias (PAVS) para Gurupi, era vacinar 14.280 de animais nas zonas urbana e rural, ressaltando que na zona urbana a meta já foi alcançada e para a zona rural, a campanha iniciou no dia 06 de outubro e com previsão de conclusão prevista para o dia 31 do corrente mês.

Segundo o Coordenado do Centro de Controle de Zoonoses, Francisco Vieira, o sucesso das vacinações ocorrido no Dia D só foi considerado positivo devido ao esforço da equipe do CCZ e da colaboração dos criadores que aderiram à campanha e com isso a meta foi alcançada. Lembrou ainda que o CCZ ainda está recebendo os animais que ainda não foram vacinados. “Os animais que não foram vacinados na data, devido ao tamanho ou por ser considerados muitos ferozes, poderão ser levados ao CCZ ou entrar em contato com o CCZ pelo numero 3313-3631 que os funcionários estarão vacinando em casa”.

A Prefeitura Municipal de Gurupi através da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pedem para que todos criadores estejam levando seus animais ao CCZ ou ligando para que eles possam imunizar seus animais. (Secop / Márcia Rafael)