“A partir de hoje Gurupi vai começar a respirar um ar melhor em nosso trânsito. E isso só foi possível devido o companheirismo entre a Prefeitura e as Polícias Militar e Civil, que são companheiros e fazem com que a nossa cidade caminhe no rumo que todos nós queremos, que é paz no trânsito “. Com estas palavras o prefeito Alexandre Abdalla expressou a importância dos fiscais de trânsito e a parceria entre o município e as polícias no sentido de diminuir os índices de acidentes de trânsito e melhoria na atuação na orientação aos pedestres, ciclistas e motoristas de motos e automóveis.

Na solenidade de formatura do curso de educadores para o trânsito estiveram presentes o Comandante do 4° Batalhão da PM, tenente coronel PM Luiz Cláudio Gonçalves Benício, o prefeito Alexandre Abdalla, os vereadores Marta Barbosa, Kita Maciel, Cabo Carlos, Zenaide Dias , familiares dos formandos e autoridades locais.

O comandante Luiz Benício disse que o 4° Batalhão da PM está de portas abertas para a realização de parceria que envolvem a segurança da comunidade. “Estamos de portas abertas para iniciativas como esta, talvez a primeira no Tocantins e no Brasil. Resultado de uma parceria entre a polícia, a Prefeitura e Câmara feita com muito esmero e dedicação”, disse.

A oradora da turma, Liz Fernanda Fernandes, destacou a boa convivência dos colegas durante o curso. “O tempo que estivemos juntos tivemos momentos inesquecíveis. Aprendemos ter responsabilidade com liberdade. Nossa visão de mundo mudou e agora chegou a hora de mostrar para todos de fora tudo que nós aprendemos”, declarou.

De acordo com o sub-tenente Vinícius Dourado, que coordenou o curso, no período de 60 dias os 47 alunos tiveram 145 hora/aulas e receberam aulas de ética, direitos humanos e cidadania, o agente da autoridade do trânsito, operação no trânsito, introdução ao ensino de trânsito, legislação de trânsito aplicada, gestão integrada da segurança pública, fiscalização de trânsito, educação para o trânsito, direção defensiva, o uso legal e progressivo da força, condicionamento físico, noções básicas de primeiros socorros e estágio operacional supervisionado. “Com o início da atuação dos fiscais em parceria com a Polícia Militar irá melhorar a qualidade de vida dos gurupienses”, disse.

Para o Superintendente Municipal de Trânsito e Segurança, Cel. Orency Teixeira de Resende, com a criação dos fiscais de trânsito Gurupi sai na frente de muitas outras cidades e que até o dia 10 de fevereiro os fiscais está atuando nas áreas onde ocorrem mais acidentes. “Gurupi sai na frente de muitas outras cidades que preferiram colocar a repressão antes que houvesse a orientação. Primeiro é preciso respeitar a população com educação no transito para depois reprimi-la. Estes fiscais vão orientar a acessibilidade dos deficientes, os ciclistas, pedestres e motoristas”, informou Orency.

A madrinha da turma, vereadora Marta Barbosa, destacou a criação da comissão permanente de monitoramento do trânsito composta por vários segmentos da sociedade gurupiense. “Nos últimos meses Câmara Municipal, juntamente com a Prefeitura e sociedade organizada, realizaram vários debates que resultaram na diminuição dos acidentes em Gurupi. Agora com a formatura, esses fiscais irão contribuir ainda mais para que a cada dia Gurupi fique mais tranquila e mais segura, onde todos serão conscientizados da importância do direito de ir e vir”, declarou.