A Prefeitura Municipal de Gurupi assinou na manhã desta terça-feira, em Palmas, um convênio com Associação Tocantinense dos Municípios – ATM, Educação do Estado e a Operadora de Telefonia e Interne OI que permitirá a curto prazo que todas as escolas possam ter internet banda larga com modem gratuito, disponibilizado pela operadora.

Assinaram o termo o presidente da associação dos Municípios Valtênis Lino, o vice-governador Eduardo Machado, o Secretário de Educação do Estado Leomar Quintanilha, além de outros 42 prefeitos.

Para o Prefeito Alexandre Abdalla o convênio abrirá a porta da inclusão digital, tendo em vista que a internet é o principal acesso ao mundo globalizado. “Estamos contentes com a consolidação desse convênio devido ser uma oportunidade para que essas crianças tenham contato, cada vez mais cedo, com os conhecimentos oferecidos por esta importante ferramenta do conhecimento. Mais uma vez Gurupi faz a sua parte e hoje estamos aqui para concretizar mais uma conquista”, disse o prefeito de Gurupi.

O Secretário de Educação Antonio Carlos Pakalolo destacou que Gurupi passa a se destacar ainda mais no cenário estadual e nacional no que se refere à educação, tendo como principal objetivo melhorar os índices do IDEB. “Estamos caminhando para eliminar, em pouco tempo, o analfabetismo digital e com esta ferramenta os alunos terão a possibilidade de realizar pesquisas que proporcionará mais qualidade no ensino e ampliação dos conhecimentos”, explicou o secretário.

Inclusão digital na rede pública municipal

Em Gurupi todas as escolas públicas municipais da zona urbana e rural possuem laboratórios de informática que já estão preparados para receber a internet banda larga. Para isso, os professores estão em constante capacitação para aperfeiçoamento de técnicas de melhor uso da informática