Até o dia 26 de fevereiro todos os profissionais da secretaria municipal de saúde de Gurupi participam da “Capacitação de Padronização da Técnica de Aplicação e Leitura Teste Tuberculínico (PPD – Derivado Protéico Purificado).

A capacitação acontece na Policlínica Dr. Luiz Santos Filho e possibilitará a realização da “Pesquisa de Prevalência de Infecção Tuberculose nos Profissionais da Saúde do Município”.

Um dos objetivos do evento é montar estratégias de prevenção do agravo tuberculose nas unidades básicas de saúde mediante convocação do Secretario Municipal de Saúde.

No lançamento da programação, a coordenadora do Programa de Turberculose, Keylliane Alves, explicou que todos os profissionais de saúde passarão pela avaliação. “Vamos conhecer quantas pessoas tiveram contato com o bacilo da tuberculose. Não significa que a pessoa está doente”, explicou a coordenadora.

Sobre a tuberculose

A tuberculose é uma doença grave, transmitida por meio das vias aéreas, quando uma pessoa doente e sem tratamento, tosse, fala ou espirra. Os sinais e sintomas da doença são: tosse prolongada por mais de três semanas, emagrecimento, dor no peito, cansaço, febre baixa e suores noturnos.