De 25 a 27 de fevereiro em Palmas acontece a 4ª Conferência Estadual das Cidades. A abertura oficial será amanhã, quinta-feira, 25, às 20h, no auditório do Palácio Araguaia, e contará com a presença de representantes dos principais municípios do Estado, Ministério das Cidades e do Conselho Nacional das Cidades.Gurupi enviará uma comitiva composta pelos delegados eleitos na etapa municipal.

Sobre a Conferência

As discussões serão norteadas por quatro eixos temáticos. Os delegados serão divididos em grupos para análise das propostas aprovadas nas etapas regionais e municipais da Conferência, que foram realizadas nos municípios de: Porto Nacional, Dianópolis, Colinas do Tocantins, Araguatins, Araguaína, Tocantinópolis, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Palmas. Na conferência serão aprovadas duas propostas prioritárias para cada eixo e eleitos 36 delegados que representarão o Tocantins na 4ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá de 24 a 28 de maio, em Brasília-DF.

Eixos temáticos

As discussões são embasadas em quatro eixos: “Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal”, “Aplicação do Estatuto da Cidade, dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano”, “A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento” e “Relação entre os programas governamentais – como PAC e Minha Casa, Minha Vida – e a política de desenvolvimento urbano”.

Os trabalhos serão realizados na sexta-feira, 26, das 8h às 12h e das 14h às 18h e no sábado, 27, das 8h às 12h, na sede da Egefaz- Escola de Gestão Fazendária