Na noite da última quarta-feira (24/02), o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, participou da audiência pública sobre a construção da Ferrovia Integração Oeste/Leste, que vai ligar Figueirópolis, no Sul do Tocantins, a Ilhéus (BA). O evento aconteceu na cidade de Conceição do Tocantins, localizada a 330 quilômetros de Palmas, na região Sudeste do Estado.

A audiência pública foi realizada na sede da câmara de Vereadores e contou com a participação dos prefeitos de quinze cidades das regiões Sul e Sudeste tocantinense, além do deputado estadual Paulo Roberto (PR) e deputado federal Vicentinho Alves (PR), e de várias autoridades regionais. “A construção desta Ferrovia se deve, principalmente, à soma de dois fatores que destacam o desenvolvimento da nossa região, que são a produção de grãos e de minério de ferro. Além disso, quando entrar efetivamente em funcionamento a Ferrovia irá contribuir para a economia e desenvolvimento sócio-ambiental não só das regiões Sul e Sudeste do Tocantins, mas de todo o país”, ressaltou o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla.

Durante o evento, realizado pela Valec Engenharia, juntamente com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cerca de quinhentas pessoas acompanharam a apresentação dos estudos ambientais do empreendimento e também debateram sobre os impactos da Ferrovia Integração Oeste/Leste.

Na audiência foram discutidos temas relacionados ao meio ambiente, e também sobre a definição de traçado da ferrovia, bem como as áreas atingidas e influenciadas pelo projeto; as vantagens e benefícios da obra; além do cronograma de implantação; e custos.

O presidente da Valec, Francisco das Neves, Juquinha, anunciou que o lançamento oficial da pedra fundamental da Ferrovia Integração Oeste/Leste está previsto para o dia 23 de março, em Barreiras (BA), com a presença do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. “Assim que sair a licença prévia, abrimos a licitação da obra e a partir da segunda quinzena de maio as máquinas já estarão trabalhando neste empreendimento”, relatou Juquinha.