A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Juventude inicia a partir das 8 horas desta quarta-feira, 17, a formação do Programa Cooperjovem aos professores da rede municipal, que continua até sexta-feira, 19. Participarão do programa 70 professores de todas as escolas municipais que participam do Programa, quando assinarão o termo de adesão.

A abertura oficial acontece no Centro Cultural Mauro Cunha, onde a equipe da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e de palestrantes que farão parte do quadro de formação.

As escolas e os professores farão uso de material ilustrativo, como: gibis, livros didáticos, apostilas e demais materiais pedagógicos que serão utilizados em sala de aula, todos voltados à cooperação que é esta o foco principal do Programa.

Ensinar o cooperativismo nas escolas, esse é o lema do Cooperjovem, programa que ensina como funciona o cooperativismo e tudo de bom que faz no dia-a-dia das crianças e adultos, é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – OCB/SESCOOP-TO, que tem a parceria da Cooperativa dos produtores de Carne e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) e Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Juventude.

O Cooperjovem colabora com a escola na preparação das crianças para a formação cooperativa. Por meio do programa é possível destacar o cooperativismo como forma efetiva de exaltar os valores essenciais: cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e equidade, honestidade e ajuda mútua.

Para o secretário da Educação Antonio Carlos Pakalolo, o projeto vem ajudar as escolas municipais, pois mostra aos alunos a importância do cooperativismo. “O programa vem de encontro ao que nós estamos desenvolvendo junto as nossas escolas com os alunos e professores”, esclarece.

O secretário ressalta ainda a importância da adesão dos professores ao programa. “É fundamental a maior participação de professores, pois estaremos atendendo assim um número ainda maior de alunos, e esse programa vai colaborar muito com a formação da cidadania haja vista que hoje as pessoas andam muito individualistas, precisamos despertar o espírito de cooperação nas crianças”.