Na manhã desta quarta-feira, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Juventude, lançou o programa Cooperjovem. O Cooperjovem colabora com a escola na preparação das crianças para a formação cooperativa.

Por meio do programa é possível destacar o cooperativismo como forma efetiva de exaltar os valores essenciais como cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e equidade, honestidade e ajuda mútua.

No Tocantins o Cooperjovem acontece em sete municípios e em Gurupi vai atender diretamente 70 professores de nove escolas da rede municipal de ensino e cerca de 1.200 alunos. As escolas e os professores farão uso de material ilustrativo, como: gibis, livros didáticos, apostilas e demais materiais pedagógicos que serão utilizados em sala de aula, todos voltados à cooperação que é esta o foco principal do Programa.

Segundo o secretário municipal de Educação, Esporte e Juventude, Antonio Carlos Pakalolo, os professores serão os multiplicadores do programa. “Estamos investindo nos nossos professores e nas nossas crianças. Agradecemos aos parceiros e principalmente aos profissionais que vão participar deste programa. A educação do Brasil precisa de mais pessoas como vocês que querem fazer uma educação com mais qualidade”, frisou o secretário, destacando que o Programa não terá nenhum custo ao município.

A oficina do Cooperjovem é dividida em módulos e as aulas já começaram nesta quarta-feira e seguem por três dias. De acordo com a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – OCB/SESCOOP, Maria José Andrade, a motivação deve ser o grande diferencial deste programa. “Se os multiplicadores forem motivados, se eles motivarem seus alunos o programa vai acontecer com sucesso. Não adiante ter material de qualidade se o profissional não for capacitado”, relatou destacando a importância da parceria entre a OCB/SESCOOP e a Prefeitura de Gurupi.

Também estiveram presente na abertura do Programa Cooperjovem, em Gurupi, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Paulina Abdalla; a coordenadora do Cooperjovem/TO, Fabiana Fagundes; os representantes da Coopersul e da Cooperfrigo, Tarcisío Goiabeira e Andréa Stival; além das vereadoras Marta Barbosa e Zenaide. “Estamos orgulhosos em ter este projeto em Gurupi e por poder contar com parcerias tão importantes, que nos ajudam a proporcionar, cada vez mais, uma educação de melhor qualidade na nossa cidade”, disse Paulina Abdalla.