Marcia Rafael/Wesley Silas

A partir de agosto de 2010, os gurupienses poderão festejar mais um avanço na saúde pública da cidade, pois esta é a data provável da inauguração e entrega da Unidade Pronto Atendimento (UPA), que já está sendo construída no setor Jardim São Lucas, com uma área de 1.367,85 metros quadrados.

A unidade de pronto atendimento (UPA) irá atender todo o município de Gurupi e, por ser uma unidade ampla, todo cidadão, de qualquer setor, será contemplado com os serviços que tem o município de Gurupi; um dos primeiros a ser contemplado com uma unidade desse porte.

A UPA é uma parceria entre os Governos federal e municipal que estão investindo mais de R$ 2 milhões somente na estrutura física. “É uma unidade de pronto atendimento que atenderá nos moldes do atual pronto atendimento onde será feita toda urgência que não seja emergencial, tais como pequenos cortes, pigmentos, diarréias, vômitos, cefaléias todos estes poderão ser encaminhado para a Upa”,informou o prefeito Alexandre Abdalla.

Segundo o Secretario Municipal de Saúde, José Henrique Marinho, os atendimento que não puderem ser feitos nas unidades de saúde são encaminhados para a UPA, se não conseguir resolver é encaminhado para o hospital de referencia de Gurupi, ela é uma unidade intermediaria que fica entre as unidades de saúde e o hospital, o paciente precisa dirigir se ao posto de saúde se não resolver, é encaminhado para a UPA e caso seja necessário encaminhado par o hospital.

“Essa Unidade Pronto Atendimento (UPA) é um grande marco na nossa saúde, pois a atual unidade pronto atendimento deixa muito a desejar pelas instalações físicas, aqui nossa população vai esta assistida nas urgências. É um grande marco para a administração do Dr. Abdalla e para nossa administração”.

A Presidente da Associação de moradores do Setor São Lucas, Deusa Ribeiro, agradeceu o empenho do Prefeito, que se sensibilizou com o pedido da comunidade para a construção da UPA naquele local onde irá beneficiar onze setores na região Oeste da cidade, destacou também que depois do inicio da construção da obra no setor os lotes serão mais valorizados. “Estou muito feliz por que estamos vendo o retorno do nosso trabalho, eu entrei na associação para conseguir as coisas e estou conseguindo, quero ser o elo entre o prefeito e a comunidade. Agradeço a Deus e ao Prefeito por ter me concedido esta vitoria”, declarou.