Geral|

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Juventude de Gurupi realizou na tarde desta sexta-feira (28/05) o Primeiro Seminário sobre Educação das Relações Etnicorraciais e ensino de história e cultura afro brasileira e africana. O evento teve início às 13h, no Centro Cultural Mauro Cunha e foi voltado para todos os professores, diretores e coordenadores da rede municipal de ensino.

“Trabalhar com os alunos as questões é de extrema importância. Levar o tema para dentro da sala de aula é o primeiro passo e este seminário vem de encontro a necessidade de construirmos uma escola plural, democrática, de qualidade, que brigue contra qualquer tipo de preconceito e todas as formas de discriminação”, afirmou o secretário municipal de Educação, Esporte e Juventude, Antonio Carlos Pakalolo, que ainda agradeceu a presença de todos os educadores no seminário.

A professora Giseli Guimarães, que leciona para turma do 2° ano na Escola Municipal Ulisses Guimarães disse que esse tipo de seminário é importante para o professor ter ainda mais temas para levar à sala de aula. “Já existe a disciplina e quanto mais os professores participarem de ações como esta, mais estaremos preparados para abordar os temas etnicorraciais”, explicou a professora que atua na rede municipal desde 2005.

Sobre a palestrante

Leonor Araújo e graduada em história pela UFES. É especialista em História das Sociedades Agrárias pela Universidade Federal de Goiás, trabalhando com o tema de comunidades rurais e agricultura de subsistência. Especialista em Educação pela UFES estudando a Discriminação Racial no Currículo de História na Educação Básica. Mestra em História pela UFES do mestrado em História Social das Relações Políticas. Autora do livro Negros do Espírito Santo, que traça um panorama das comunidades rurais e urbanas negras do estado.

Atualmente é Coordenadora de Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/MEC, onde atua na ampliação da implementação da Lei 10639/2003, que altera a LDB 9394, incluindo a temática da Educação para as relações Étnico-Raciais na escola brasileira, com os conteúdos de História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Membro do Comitê Executivo do programa Trabalho Doméstico Cidadão, que executa ações para garantir maior escolaridade às trabalhadoras domésticas, além de qualificação profissional. Membro da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade Racial , biênio 2008 a 2010, comissão essa que propõe, induz, analisa e monitora as ações do Governo Federal Brasileiro para a Promoção da Igualdade Racial.

Comments are closed.

Close Search Window