No dia 12 de junho de 2010 acontece a 1ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil. Todos os responsáveis pelas crianças menores de 5 anos de idade estão sendo convocados a comparecer em uma Unidade Básica de Saúde ou Posto de Vacinação mais próximo de sua casa levando as crianças para receber a 1ª dose (duas gotas) da vacina Sabin e assim contribuir para a manutenção da erradicação da poliomielite nas Américas.

A proposta do município de Gurupi nessa 1ª Etapa é vacinar contra paralisia infantil toda criança menor de 5 anos de idade, ou seja, toda criança de 0 dia até 4 anos 11 meses e 29 dias de vida, alcançando cobertura mínima de 95% dessa população.
“Nossa meta é vacinar no dia 12 de junho (sábado) 5.440 crianças menores de 5 anos com 2 (duas) gotas da vacina Sabin, garantindo assim a proteção de todas as crianças de nosso município. Nesse dia, 28 postos fixos e 6 equipes volantes estarão funcionando das 8h as 17h”, disse o Secretário de Saúde José Henrique.

Paralisia no Brasil

O Ministério da Saúde em articulação com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde vêm, desde 1980, mantendo o compromisso de realizar os Dias Nacionais de Vacinação, buscando superar o desafio de alcançar altas coberturas vacinais de forma homogênea e assim manter a certificação da erradicação da poliomielite no Brasil.
Em 1989 foi registrado no país o último caso da doença e em 1994 o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem. No entanto, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais que era 90 %, sendo alterada para 95% da população alvo (menores de 5 anos) a partir de 2001, de forma homogenia em todos os municípios e uma Vigilância Epidemiológica ativa das Paralisias Flácidas Agudas (PFA”s) visando evitar a reintrodução do Polivirus.

O panorama atual da doença aponta que no ano de 2009 foram registrados 71 casos e nos países não endêmicos houve uma redução considerável de casos em 2009 (até abril de 2010) se comparados ao mesmo período em 2009, reduzindo aproximadamente 80%.

RELAÇÃO DE POSTOS DE VACINAÇÃO
1 Unidade de Saúde Jardim Sevilha St.Jardim Sevilha
2 Unidae de Saúde São José Setor São Jose
3 Departamento Municipal de Trânsito (Em frente ao Posto de Saúde Casego) Setor Casego